Depois de ter falado das pequenas cidades da rota do vinho no primeiro artigo, ter citado o Museu do Automóvel de Mulhouse no segundo artigo, neste aqui o assunto é Colmar, uma das principais cidades da região.
Antes mesmo de falar sobre suas ruas, bairros e monmentos, inicio o artigo sobre Colmar citando um museu e uma obra de arte que atrai viajantes do mundo inteiro.
O Musée Unterlinden possui uma das obras mais dramáticas e belas do estilo gótico, o Rétable d’Issenheim de Mathias Grünewald e Niklaus von Hagenau. Os painéis foram realizados entre 1490 e 1510 graças à encomenda do Monastério dos Antonins d’Issenheim, um dos pontos de parada para a peregrinação até Saint Jacques de Compostella. Esta obra inspirou e inspira artistas, escultores e designers. O museu se encontra perto de centro de Colmar.
Colmar atraí também milhões de turistas pelo romantismo de seus bairros e pela qualidade do seu patrimônio arquitetural. A cidade é pequena e fácil de ser visitada. A região mais turística encontra-se na parte mais antiga da cidade .
Visitem sobretudo a Petite Venise, pequeno bairro atravessado por um canal cheio de restaurantes e lojas interessantes.
Na entrada da Petite Venise se encontra o Marché Couvert – Mercado Coberto – antiga contrução de tijolos. O mercado está aberto todas as quintas e vale uma visita.
Na região histórica de Colmar encontramos várias construções extraordinárias. A que mais me chamou a atenção foi a Maison des Têtes, a Casa das Cabeças.
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que neste famoso endereço se encontra um hotel/restaurante quatro estrelas. Um dia voltarei para conhecê-los com calma. Fiz uma pequena pesquisa e as críticas são elogiosas. O hotel parece ser confortável e bonito. Ele possui somente 18 quartos. O restaurante está classificado entre os melhores da cidade.
A visita do Museu de Underlinten e da cidade pode durar o dia todo levando em consideração uma pausa almoço. Eu almocei em pequeno restaurante honesto chamado La Table du Brocanteur – 23 rue d’Alspach – perto da Petite Venise. Um prato + sobremesa por 12 euros.
Hotel e Restaurante Maison des Têtes – 19 rue des Têtes – Colmar. As diárias começam em torno de 100 euros. Para maiores informações e reservas online eu indico o site booking.com. Cliquem aqui.
Outro bom hotel é o Hotel Roi Soleil Prestige – 26 rue des Métiers – Colmar. Se o Maison des Têtes se encontra no centro e localizado em um dos prédios mais antigos de Colmar, este aqui está na entrada da cidade e possui decoração contemporânea. As diárias começam em torno de 90 euros. Para maiores informações e reservas cliquem aqui.
Como ir de Paris até Colmar
. De avião. A viagem de avião até Estrasburgo, a principal cidade da região, dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Estrasburgo, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. Em 2h20 é possível fazer Paris Gare de l’Est /Colmar. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Verifique também se há baldeação em Estrasburgo. Se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possivel ir de ônibus até Estrasburgo, depois pegar carro ou trem regional até Colmar. A viagem de ônibus até Estrasburgo costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
80 Comentários
Luiza Cleide Lorang
Estive em Colmar em 2014, cidade linda, gostei muito mas gostaria de ter ido até ao Parque do Pequeno Principe, não fui por falta de condução.
Como ir e qual a distancia de Colmar até ao parque?
Obrigada, gostei de todas suas informações e concordo que Colmar pede ao menos dois dias.
Rodrigo Lavalle
Luiza, o parque fica a 35 km de Colmar. Não há transporte público ligando os dois locais, você teria que alugar um carro ou pegar um táxi. Aos sábados, domingos e feriados, de maio a agosto, há um ônibus que sai de da cidade de Mulhouse e vai até o parque, clique aqui para mais informações. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Parque do Pequeno Príncipe.
Daniella Kemper
*carro
Esqueci de mencionar, estaremos saindo de Paris 🙂