Assim como os músicos de rua (dos quais já falamos aqui), os músicos do metrô parisiense também são parte integrante do charme, encanto e dia a dia da cidade.

Existem aqueles que se apresentam nos corredores ou cantinhos das estações de metrô. Esses ficam fixos e têm o seu local definido pela RATP, a empresa que administra o sistema de metrôs parisiense. No vídeo abaixo o grupo “Prélude de Paris” tocando na estação Châtelet – Les Halles em 2013:

Outros são nômades, ou seja, vão entrando de vagão em vagão. Esses são os que mais encantam os turistas e mais aborrecem os parisienses, que são pegos de surpresa e fisgados dos seus devaneios pela música sempre alta mas nem sempre boa.
Na verdade, o que os músicos do parágrafo acima fazem – tocar dentro dos vagões – é proibido… A cada ano a RATP realiza audições para selecionar os cerca de 300 artistas que receberão uma permissão anual para tocar somente nos corredores das estações.
E em 2016 a empresa dá mais um empurrãozinho na carreira desses músicos. Pela primeira vez vai acontecer a premiação Metro Music Awards que vai escolher os melhores músicos do metrô parisiense do ano de 2015.
12525457_516513388528068_8384250082784830461_o

Cartaz do Métro Music Awards 2016

São 100 artistas divididos em 10 categorias como músico solo masculino e feminino, grupo, dupla, etc. Clique aqui para ver todas as categorias, os indicados e os vídeos de cada um deles. Só puderam participar da premiação os artistas que tivessem um vídeo de boa qualidade de alguma apresentação feita durante o ano de 2015.

A votação está acontecendo na página do evento no Facebook até o dia 09 de fevereiro e qualquer um que tenha um perfil na rede social pode votar. O 1° lugar de cada categoria terá sua permissão para tocar renovada por mais 1 ano e ganhará a gravação de um disco.
.
Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris