Após lançar a versão low cost de seu trem TGV, a empresa estatal francesa SNCF, lança a versão premium, chamada INOUI.

Como dissemos há algumas semanas, a SNCF, empresa francesa responsável pelos trens TGV (trens de alta velocidade), lançou uma versão de suas viagens low cost, chamada OUIGO, com passagens bem baratas saindo da Gare de Lyon, em Paris (clique aqui e leia o artigo). Na última quinta-feira, foi a vez da empresa revelar a versão premium dos seus serviços, chamada INOUI, que vai progressivamente substituir os TGVs clássicos que usamos hoje em dia.

trem TGV

O trem TGV OUIGO, low cost (foto: )

Esses novos serviços/nomenclaturas servem a três propósitos: (1) dominar de antemão o mercado de viagens de trem, que será aberto a outras empresas em 2021; (2) propor opções claras e bem definidas para todos os bolsos e gostos e (3) unificar todos os serviços oferecidos pela SNCF em uma mesma marca, a OUI; além do OUIGO e do INOUI, a empresa também oferece viagens de ônibus no OUIBUS (clique aqui para ler) e aluguel de carros no OUICAR.

INOUI

Para marcar bem a nova fase, os TGVS clássicos estão sendo pintados de branco, cinza e vermelho e os interiores sendo remodelados/redecorados a fim de transformá-los, pouco a pouco, em TGVs INOUI. O objetivo da empresa, no entanto, é substituir todos os atuais TGVs INOUI por modelos novos, como o que faz o trajeto Paris-Bordeaux. Cem novos trens já foram encomendados à empresa Alstom.

trem TGV

O trem TGV INOUI, premium (foto: 

Além das mudanças decorativas, os serviços oferecidos à bordo também melhoraram. Nos trens INOUI há wi-fi gratuita (rede _SNCF_WIFI_INOUI), tomadas e é possível comprar comida e bebida no vagão restaurante – que teve seu cardápio expandido e foi renovado e com o objetivo de torná-lo mais convivial – pelo aplicativo da SNCF.

As passagens não são mais verificadas dentro do trem pelos fiscais, com a viagem já acontecendo, e sim antes do embarque em pórticos eletrônicos instalados nas plataformas. Dessa forma os funcionários, cuja principal função era fiscalizar as passagens, passaram a ser comissários de bordo, mais focados em ajudar os passageiros e manter os vagões limpos e em ordem.

Por enquanto os destinos dos TGVs INOUI são Bordeaux, Toulouse, Lyon, Strasbourg, Nancy e Metz. Até o final do ano eles chegarão também ao sul da França. Lembrando que os TGVs clássicos continuam fazendo os demais trajetos que sempre fizeram.

E, diante de todas essas melhorias, o preço das passagens aumentou? Dizem que não.

Clique aqui para pesquisar horários dos trens e valores das passagens e comprar com antecedência a fim de garantir preços mais baixos.


trem TGVAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.