Até pouco tempo atrás, viajar de ônibus na Europa era algo incomum. Mas, em 2014, o governo francês liberou o setor dos transportes de ônibus, tornando as viagens de ônibus na Europa o meio de transporte mais barato disponível atualmente.

Até pouco tempo atrás, os franceses tinham duas opções: trem ou avião. Todas as duas caras e centralizadas em Paris. De Paris para o interior, tudo bem. Mas de uma cidade do interior para outra as ligações eram complicadas exigindo uma ou mais correspondências. Com a introdução dos ônibus isso mudou.

A recente liberação já criou 800 rotas entre as cidade francesas, além de rotas internacionais ligando Paris à Londres, Amsterdã, Frankfurt, Lisboa etc.

ônibus

Ônibus OuiBus da empresa francesa SNCF

OuiBus

Os ônibus que se destacam nesta corrida para dominar o novo mercado são os da empresa ferroviária francesa SNCF. Seus ônibus se chamam OuiBus.

Eles possuem quatro pontos de saída em Paris: aeroporto Charles de Gaulle, aeroporto Orly, no centro de Paris em Bercy e no La Défense, colado em Paris. Você compra sua passagem por internet e recebe por email a confirmação da compra. Não é necessário ter uma passagem. Basta seu passaporte e a confirmação via email.

ônibus

Mapa das cidades servidas pelo OuiBus

Você tem o direito a levar uma pequena bagagem na cabine e outra no bagageiro – cuja soma do comprimento, largura e altura não ultrapasse o limite de 200 cm; peso máximo de 20 kg.

Todos os ônibus oferecem WiFi gratuito, tomadas e entradas USB, ar condicionado, poltronas confortáveis e reclináveis, banheiros.

Clique aqui e acesse o site da empresa OuiBus para pesquisar trajetos e preços e comprar sua passagem.

O atrativo da viagem de ônibus é o preço. Claro. Mas ela comporta um problema: o tempo do trajeto. A opção do ônibus é para aqueles que procuram os preços mais baixos do mercado de transportes.


Leia também:

Esse artigo faz parte da série Paris Sem Gastar Muito. Clique aqui para ler todos os posts.


ônibusNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.