Jogos tipo escape game e caça ao tesouro em Paris.

Os franceses têm certos gostos bem peculiares. Algo que sempre me surpreendeu foi como os jogos recreativos não esportivos – como os jeux de pistes e os escape games – fazem sucesso por aqui. Qual seria o motivo? Falta de um dia a dia cheio de desafios e emoções? Será que enfrentar o metrô de Paris nos horários de rush com todos os seus odores e super lotação não é perrengue o suficiente?

Os jeux de pistes

Os jeux de pistes são uma espécie de caça ao tesouro na qual os participantes (individualmente ou em grupo) devem procurar, em um trajeto marcado pelo líder do jogo, pistas na forma de sinais ou mensagens escritas até chegarem ao “tesouro”. Geralmente essa caça ao tesouro acontece ao ar livre, pelas praças e parques da cidade.

Caça ao tesouro do site Paris Ma Belle

É possível até mesmo conhecer Paris, seus monumentos, personagens ilustres e história brincando de caça ao tesouro. O site Paris Ma Belle oferece vários percursos em francês e inglês (Montmartre, Palais Royal e Notre Dame) para adultos e crianças.

E, se você quiser jogar sozinho, existe o livro Jeux de piste et énigmes à Paris que traz 20 caças ao tesouro, uma para cada arrondissement de Paris. Pode ser uma boa ideia para tornar a viagem com as crianças ainda mais interessante e instrutiva.

Os escape games

Nos escapes games os participantes começam o jogo presos em um sala e o objetivo é escapar dali em um tempo limitado. É preciso procurar pistas espalhadas pelo local e decifrar enigmas para encontrar o segredo de como abrir a porta. Alguns desses jogos de fuga são construídos em torno de uma história, enquanto outros oferecem uma sucessão de testes de lógica. Algo meio claustrofóbico que toca em instintos de sobrevivência e desperta sentimentos de medo e angústia mas também de conquista (caso o objetivo seja alcançado). Os escapes games são emoção pura, não há um objetivo cultural no final.

E eles fazem muito sucesso na França! Praticamente toda semana recebemos um email informando sobre um novo escape game que acaba de ser inaugurado na cidade. O site especializado Escape Game France, testa e escreve resenhas sobre esse tipo de jogo na França e em alguns outros países da Europa. Segundo eles há, na França, 406 locais propondo algum tipo de escape game, em um total de 1.142 salas.

Veja abaixo alguns escape games em Paris (clique aqui e veja o mapa de Paris com todas as opções):

  • The Game possui 7 tipos/temas de escape games inclusive um que simula as catacumbas de Paris e outro que simula um vagão do metrô parisiense, clique aqui.

Cenário do escape game The Catacombs que recria as catacumbas de Paris

  • O Manoir de Paris, espécie de casa mal assombrada sobre a qual já falamos aqui, também tem seu escape game, clique aqui.
  • O Escape Forest foi inspirado nos escapes games tradicionais mas acontece dentro de uma floresta (o bosque de Rosoy a cerca de 2 horas de carro de Paris) e dura 20 horas, inclusive com uma noite, clique aqui.

Escape Forest, escape game que se passa em uma floresta e dura 20 horas.

Você encararia algum deles?


caça ao tesouro em ParisConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda no site Minha Viagem Paris.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.