Poucos conhecem, parisienses ou turistas, os segredos da rua Édouard VII em Paris. Situada entre a Opéra Garnier e a Madeleine, esta rua surpreende pela beleza dos imóveis, pelos teatros, museus e restaurantes que aí se escondem. 

Ela surpreende também pelo desdobramento de outras passagens, como um labirinto. A partir da Édouard VII, a mais visível, descobrimos uma ruela e mais uma outra. E as surpresas se acumulam.

Rua Édouard VII em Paris

A rua Édouard VII é somente para pedestres e sua entrada se situa no boulevard des Capucines próximo ao número 20. Como referência, a loja da Zara à esquerda, a marca Perigot à direita e por perto o Olympia, uma das mais tradicionais casas de espetáculo de Paris. A bela arquitetura deste primeiro trecho da Édouard VII data do final do século 19 ou do início do 20.

Rua Édouard VII. Vista a partir da praça Édouard VII

Neste pequeno quarteirão temos lojas interessantes, um hotel quatro estrelas recém-inaugurado e bons restaurantes. No final da rua uma pracinha, Square Édouard VII e uma estátua em bronze plantada diante do teatro do mesmo nome. No verão essas varandas são deliciosas e o Café Guitry do Teatro Édouard VII é excelente.

Primeira descoberta

Espaço arquitetura contemporânea, acesso pela rua Édouard VII

No início da rua Edouard VII, à esquerda, uma pequena passagem dá acesso a um conjunto de prédios de construção recente. A primeira vez que os vi percebi que eram imóveis de luxo. Sem mais. Apesar de passar sempre por alí fui lenta na descoberta do segredo. Foi por acaso que me dei conta que os rabiscos coloridos das fachadas formavam uma obra de arte articulada.

Obra do artista Felice Varine

O terreno de intervenção do artista suíço Felice Varine é o espaço arquitetônico. As fachadas dos imóveis se tornam suporte da sua arte que brinca com a ilusão de ótica.

Obra do artista Felice Varine

Seus motivos geográficos aparecem somente de um ponto de vista. Quando o espectador se afasta deste ponto/referência a obra se desarticula e perde seu sentido.

Obra do artista Felice Varine

Nessa obra parisiense, Varine assina três motivos geométricos de cores diferentes. Azul, cinco elipses abertas; amarelo, trapézio; laranja, quatro triângulos.

Square Opera Louis Jouvet

Segunda descoberta

No fundo do Square Édouard VII, uma rua nos leva até outra pracinha chamada Square Opéra Louis Jouvet. E daí desembocamos na rua Boudreau.

Muser do Perfume Fragonard

O Square Opéra Louis Jouvet é uma joia rara com uma pequena praça central, uma estátua de bronze no centro. À direita o Museu de Perfumes Fragonard, à esquerda um bar a vinhos que um dia testarei.

Athénée Théâtre Louis Jouvet

Mas o mais interessante é o Athénée Théatre Louis Jouvet famoso pela sua deslumbrante fachada. Inaugurado em 1896 e classificado monumento histórico, este teatro é uma das mais bonitas salas italianas de Paris. Pierre Bergé foi seu diretor durante muitos anos e por aí passaram Barbara Hendricks, José Van Dam, Jessye Norman, Kiri Te Kanawa.

Rua Bruno Coquatrix

Terceira descoberta

Da praça Edouard VII outra minúscula passagem chamada Bruno Coquatrix liga todo este conjunto à rua Caumartin. Nesta pequena rua, algumas bonitas lojas e a entrada dos artistas do Music Hall Olympia. Este adorável espaço é mais secreto de todos.

Anote este roteiro e, no trajeto da Opera Garnier até Madeleine, entre na Édouard VII e confira o que descrevemos acima.


rua Édouard VII em Paris

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris