Lyon 20 anos no Patrimônio Mundial da Unesco.

Se eu não morasse em Paris, minha segunda opção seria Bordeaux e terceira Lyon. Apesar de ser uma cidade maravilhosa e uma das capitais da gastronomia francesa, Lyon está fora dos circuitos tradicionais do turismo internacional. Outras cidades francesas são bem mais conhecidas como Aix en Provence, Baux de Provence, Saint Tropez, Cannes, Saint Jean Cap Ferrat.

Para terem uma idéia da importância de Lyon enquanto destino turístico, este ano a cidade do grande chef Bocuse se orgulha de festejar 20 anos de inscrição no Patrimônio Mundial da UNESCO.

Lyon.

Lyon, cidade histórica.

Nos quatro bairros históricos da cidade – Vieux Lyon, les collines de Fourvière, Croix Rousse e Presqu’Île – 162 edifícios e monumentos estão classificados como Monumentos Históricos. Cada época deixou sua marca através da arquitetura, escultura, pintura, literatura.

A história de Lyon começou há 2.000 anos e a cidade soube conservar seus monumentos, suas tradições culturais e sua riqueza arquitetural. Flanando por Lyon deparamos com teatros antigos e vestígios da época galo-romana, edifícios da Idade Média, do Renascimento, monumentos dos séculos XVIII e XIX e a extraordinária arquitetura contemporânea do bairro Confluence.

É pela preservação do patrimônio, pela continuidade e harmonia arquitetônica que a Unesco inscreveu o centro urbano histórico de Lyon no Patrimônio Mundial. Este centro representa 500 hectares.

Lyon. Fontaine Bartholdi. Ville de Lyon – Muriel Chaulet.

Um dos monumentos mais bonitos da cidade é a fonte Bartholdi na praça Terreaux. Esta fonte é uma obra de Frédéric Bartholdi, escultor da estátua de Liberdade de New York. Esta fonte é uma proeza técnica e artística e acabou de ser renovada. Foram necessários 18 meses para desmontá-la como um puzzle em 3D. Ela representa 21 tonelas de ferro e de chumbo, 4.85 metros de altura e 15 metros de diâmetro.

Lyon, Festa das Luzes

Quando planejar sua viagem no interior da França, inclua Lyon no seu roteiro. Vale a pena conhece-la em qualquer época do ano. Como para qualquer região, os meses ideais são abril, maio, junho, setembro e outubro. Mas é no inverno que acontece o principal evento de Lyon e neste momento a cidade fica deslumbrante. Trata-se da Fête des Lumières que acontece sempre nos dias 8, 9 e 10 de dezembro.

Em 2016 nós participamos da Festa das Luzes e ficamos encantados diante da criatividade das iluminações e do ambiente cordial da festa (leia nosso artigo aqui).

Lyon, a catedral durante a Festa das Luzes

Como ir de Paris até Lyon?

Existem diversas opções de transporte:

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente aqui para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa.  A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris