Conheçam a maravilhosa Festa das Luzes de Lyon.

A Festa das Luzes de Lyon é um dos mais bonitos eventos da França.

Lyon, Festa das Luzes, Catedral Saint Jean

Lyon, Festa das Luzes, Catedral Saint Jean

Os leitores que seguem nossos instastories e nossos snaps (conexaoparis no Snapchat) nos acompanharam durante três dias pelos circuitos da Festa das Luzes – Fête des Lumières – de Lyon.

Este evento reúne artistas, designers, videastas, arquitetos, designers gráficos e grupos especializados em espetáculos de rua. Durante três dias os principais monumentos de Lyon são transfigurados por instalações surpreendentes e sublimados por luzes.

Lyon, Festa das Luzes, Estação Saint Jean

Lyon, Festa das Luzes, Estação Saint Paul

Organização da Festa

Além de ser uma festa inesquecível trata-se de um evento bem organizado. Os turistas possuem informações completas divulgadas pelo Ofício do Turismo. Isto nos permite preparar com antecedência e compreender a sua organização. A festa é dentro de um perímetro situado no centro de Lyon. Para ter acesso ao “espaço festa” é preciso passar por barreiras de controle, quer dizer, este espaço é seguro e controlado. Dentro desse “espaço festa” os turistas seguem 3 circuitos balizados.

O ideal é seguir um circuito por dia. Para os mais atletas, a duração do espetáculo permite percorrer dois no mesmo dia. Em cada circuito, o local da instalação ou da intervenção é assinalado e descrito. Durante todos os circuitos encontramos agentes da prefeitura que informam, ajudam e guiam os turistas. E a presença da polícia e dos militares é constante: o evento é seguro. A festa possui tempo limitado: das 20h até às 24h.

Lyon, monumento antes da festa

Lyon, monumento antes da festa

O único meio de transporte é o metrô. Táxis, ônibus e tramwy não circulam no “espaço festa”. Os turistas usam o metrô com um Ticket Fête que dura o dia todo. Pode-se entrar e sair do metro quantas vezes for necessário com o mesmo ticket. Um conselho: leia com atenção o site da Fête des Lumières, instale o app no seu smartphone e imprima os circuitos.

Lyon, Festa das Luzes, monumento iluminado

Lyon, Festa das Luzes, monumento iluminado

Onde se hospedar

O ideal é ficar no centro da cidade, nos bairros mais históricos como Presqu’île e Vieux Lyon ou em hotéis de fácil acesso, por metrô, ao centro. Um conselho, reserve com muita antecedência. Começamos a procura de hotéis com um mês de antecedência e encontramos quartos disponíveis somente em hotéis bem afastados do centro e com acesso nada prático. Clique aqui e leia nosso super artigo-resumo sobre Lyon.

Lyon, Festa das Luzes, monumento iluminado

Lyon, Festa das Luzes, monumento iluminado

Durante o dia

Durante o dia conheça uma cidade que ganhou o prêmio Melhor Destino Europeu do World Travel Awards 2016. Lyon é uma cidade pequena, fácil de ser conhecida e com um imenso patrimônio protegido pela Unesco. Percorrer seus bairros significa atravessar 2000 anos de história (leia aqui).

Além do mais, Lyon, terra natal do chef Paul Bocuse, é conhecida como a capital da gastronomia. Quer dizer, come-se maravilhosamente bem nesta cidade.

Clique aqui para ter acesso ao site da Fête des Lumières de Lyon.

Como ir de Paris até Lyon?

Existem diversas opções de transporte:

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa.  A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

MinhaViagemParis1No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.