De dezembro 2020 até a primavera 2023 acontecerá a super reforma do Grand Palais que deixará o local pronto para os Jogos Olímpicos de 2024.

Construído a partir de 1897 para a exposição internacional de 1900, o Grand Palais é um dos mais bonitos monumentos do patrimônio francês. Sua grande estrela é seu enorme teto de vidro que se encontra a 45 metros de altura (o equivalente a um imóvel de 15 andares) e cuja estrutura de metal pesa mais que a da Torre Eiffel (9.057 toneladas contra 7.300).

A ponte Alexandre III e o Grand Palais ao fundo (foto: David McSpadden no Flicker)

O edifício do Grand Palais se divide em várias partes e tem várias funções:

  • Galerias Nacionais, onde regularmente são expostos grandes artistas mundiais, com entradas pela Square Jean Perrin e na esquina da avenida du Général Eisenhower com avenida Winston Churchill. Clique aqui e veja a programação.
  • Comissariado de Polícia do 8° arrondissement de Paris, entrada na avenida du Général Eisenhower.
  • Cinemas MK2 e o restaurante Mini Palais, entrada na esquina da avenida Winston Churchill com a Cour de la Reine.
  • Palais de la Découverte, um museu dedicado às ciências e suas aplicações, com entrada na avenida Franklin D. Roosevelt.
  • E, pela entrada principal, na avenida Winston Churchill, temos acesso ao grande espaço coberto pelo teto de vidro – a Grande Neuf  onde são organizados eventos e salões. Somente durante esses períodos é que podemos entrar e admirar esse espaço monumental e ao mesmo tempo etéreo.

Planta do Grand Palais

Dentre esses eventos e salões que acontecem na Grande Neuf, há vários que acontecem todo ano ou a cada dois anos:

  • a competição de hipismo da Hermès, Saut Hermès, que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de março. Clique aqui para mais informações.
  • a feira de arte contemporânea FIAC. Clique aqui e leia nosso artigo.
  • a exibição Monumenta, que acontece todo ano par. Clique aqui e leia nosso artigo sobre a Monumenta de 2016.

Monumenta 2011: Leviathan de Anish Kapoor (foto: Free-Stock Illustration)

  • a pista de patinação no gelo, Le Grand Palais de Glace, que acontece todo ano par.
  • os 4 desfiles anuais da Chanel acontecem no local desde 2005. Eles são sempre grandiosos, elaborados e transformam o espaço. Veja no vídeo abaixo uma pequena compilação:

A reforma

A novidade é que durante cerca de 3 anos, começando em dezembro de 2020 e indo até a primavera de 2023, o Grand Palais ficará fechado para grandes reformas.

O principal objetivo dessa renovação é abrir o local ao público, convidando-o a ficar e passar um tempo agradável. Diferente do que acontece no vizinho Petit Palais, para entrarmos no Grand Palais precisamos comprar um ingresso para uma das exposições em cartaz nas Galerias Nacionais ou para um evento que esteja acontecendo na Grande Nave.

A “rue des Palais”

Será criado um grande eixo de circulação, chamado “rue des Palais”, que atravessará o Grand Palais, paralelo à grande nave. Acoplado a ele estarão espaços-galeria contando a história do prédio, uma livraria e loja, uma sala de imersão nas exposições em cartaz e uma sala dedicada às crianças, além de um bar no telhado com vistas deslumbrantes de Paris. Todo esse conjunto será de acesso gratuito.

A “rue des Palais” será também o novo acesso às Galerias Nacionais – não precisaremos mais fazer a fila ao ar livre, no frio e na chuva – e ao Palais de la Découverte, que terá seu acervo e museografia reformulados.

Outro objetivo dessa super reforma é preparar o Grand Palais para receber as provas de esgrima e taekwondo dos Jogos Olímpicos de 2024.

O custo total das obras ficará em 446 milhões de euros, sendo que a Chanel (grande usuária do espaço, como dissemos acima) irá contribuir com 25 milhões.


reforma do grand palaisAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.