De dezembro 2020 até o fim de 2023 acontecerá a super reforma do Grand Palais que deixará o local pronto para os Jogos Olímpicos de 2024.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

O Grand Palais em Paris

Construído a partir de 1897 para a exposição internacional de 1900, o Grand Palais é um dos mais bonitos monumentos do patrimônio francês.

Sua grande estrela é o enorme teto de vidro que se encontra a 45 metros de altura (o equivalente a um imóvel de 15 andares) e cuja estrutura de metal pesa mais que a da Torre Eiffel (9.057 toneladas contra 7.300).

A ponte Alexandre III e o Grand Palais ao fundo (foto: David McSpadden no Flicker)

O edifício do Grand Palais se divide em várias partes e tem várias funções:

  • Galerias Nacionais, onde regularmente são expostos grandes artistas mundiais, com entradas pela Square Jean Perrin e na esquina da avenida du Général Eisenhower com avenida Winston Churchill. Clique aqui e veja a programação.
  • Comissariado de Polícia do 8° arrondissement de Paris, entrada na avenida du Général Eisenhower.
  • Cinemas MK2 e o restaurante Mini Palais, entrada na esquina da avenida Winston Churchill com a Cour de la Reine.
  • Palais de la Découverte, um museu dedicado às ciências e suas aplicações, com entrada na avenida Franklin D. Roosevelt.
  • E, pela entrada principal, na avenida Winston Churchill, temos acesso ao grande espaço coberto pelo teto de vidro — a Grande Neuf  onde são organizados eventos e salões. Somente durante esses períodos é que podemos entrar e admirar esse espaço monumental e ao mesmo tempo etéreo.

Planta do Grand Palais

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Eventos no Grand Palais

Dentre esses eventos e salões que acontecem na Grande Neuf do Grand Palais, há vários que acontecem todo ano ou a cada dois anos:

  • a competição de hipismo da marca de luxo Hermès, Saut Hermès.
  • a feira de arte contemporânea FIAC. Clique aqui e leia nosso artigo.
  • a exibição Monumenta, que acontece todo ano par. Clique aqui e leia nosso artigo sobre a Monumenta de 2016.

Monumenta 2011: Leviathan de Anish Kapoor (foto: Free-Stock Illustration)

  • a pista de patinação no gelo, Le Grand Palais de Glace, que acontece todo ano par.
  • os 4 desfiles anuais da Chanel acontecem no local desde 2005. Eles são sempre grandiosos, elaborados e transformam o espaço. Veja no vídeo abaixo uma pequena compilação:

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

A reforma do Grand Palais

A novidade é que durante cerca de 3 anos, começando em dezembro de 2020 e indo até o fim de 2023, o Grand Palais ficará fechado para grandes reformas.

O principal objetivo dessa renovação é abrir o local ao público, convidando-o a ficar e passar um tempo agradável.

Diferente do que acontece no vizinho Petit Palais cujo acesso é livre e gratuito, para entrarmos no Grand Palais precisamos comprar um ingresso para uma das exposições em cartaz nas Galerias Nacionais ou para um evento que esteja acontecendo na Grande Nave.

A “rue des Palais”

Será criado um grande eixo de circulação, chamado “rue des Palais”, que atravessará o Grand Palais, paralelo à grande nave. Acoplado a ele estarão espaços-galeria contando a história do prédio, uma livraria e loja, uma sala de imersão nas exposições em cartaz e uma sala dedicada às crianças, além de um bar no telhado com vistas deslumbrantes de Paris. Todo esse conjunto será de acesso gratuito.

A “rue des Palais” será também o novo acesso às Galerias Nacionais – não precisaremos mais fazer a fila ao ar livre, no frio e na chuva – e ao Palais de la Découverte, que terá seu acervo e museografia reformulados.

Outro objetivo dessa super reforma é preparar o Grand Palais para receber as provas de esgrima e taekwondo dos Jogos Olímpicos de 2024.

O custo total das obras ficará em 446 milhões de euros, sendo que a Chanel (grande usuária do espaço, como dissemos acima) irá contribuir com 25 milhões.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris