Conexão Paris e Air France apresentam: o Mercado das Pulgas de Saint Ouen. Mais um infográfico da série em comemoração aos 10 anos do Conexão Paris.

Um dos inúmeros charmes de Paris são as suas brocantes, vide-greniers e marchés aux puces – feirinhas e mercadinhos de rua que vendem desde antiguidades caras e valiosas à velharias de 1€ que poderiam muito bem ter ido direto para a lixeira. Mas, como diz o ditado, o lixo de um pode vir a ser o luxo do outro.

A quantidade e o sucesso dessas feiras e mercados (clique aqui para ver a agenda) mostram não só um apego ao passado mas também a sua valorização, dois traços marcantes da sociedade francesa. Eles promovem também a ideia do reuso e da reciclagm ao invés do simples descarte e da compra de algo tinindo de novo. Muitos restaurantes e cafés parisienses garimparam nos mercados das pulgas suas cadeiras, pratos e talheres. Lavou, tá novo!

Mercado das Pulgas de Saint Ouen

Mas o maior e mais completo mercado das pulgas de Paris não fica em Paris. Ele está na vizinha cidade de Saint Ouen, periferia norte da capital francesa, logo depois do seu 18° arrondissement.

Mercado das Pulgas de Saint Ouen é, na verdade, formado por 14 mercados distintos que foram surgindo e se agrupando ao longo da rue des Rosiers (não confundir com a rua de mesmo nome que existe no Marais). Oficialmente o mercado nasceu em 1885. Os mais antigos ainda em funcionamento foram abertos nos anos 1920. Atualmente o conjunto ocupa cerca de 7 hectares.

Saiba mais sobre o Mercado das Pulgas de Saint Ouen no infográfico abaixo:

Mercado das Pulgas de Saint Ouen

O Mercado das Pulgas de Saint Ouen. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

Os 14 mercados

Os 14 mercados são: Antica, Biron, Cambo, Dauphine, Vernaison, Jules Vallès, le Passage, Malassis, Malik, de l’Entrepôt, Paul Bert-Serpette, des Rosiers, des Rues, Lecuyer et l’Usine

Entre eles há de tudo um pouco: barraquinhas com produtos chineses, muitas vezes cópias de grandes marcas; lojas tipo brechó que vendem pequenos objetos, bibelôs e roupas a preços acessíveis; galerias de arte; lojas de design contemporâneo e antiquários sérios vendendo móveis, quadros, cristais e pratarias de alta qualidade, alguns raros e caríssimos.

Mesmo que você não pretenda comprar nada, vale o passeio pelos corredores e vielas do local. Flane descompromissadamente, se encante com os belos móveis e bibelôs e se assuste com algumas bizarrices. Visitar o mercado das pulgas de Saint Ouen é um grande programa de final de semana da família parisiense, algo que fica entre o elegante e o exótico, mistura que eles tanto amam.

Restaurantes

No quesito restaurantes há várias e boas opções: desde locais jovens servindo cerveja e hambúrgueres fait maison até as tradicionais brasseries francesas, passando por restaurantes cool e design. Um deles é o Ma Cocotte (clique aqui), projetado pelo arquiteto e designer Philippe Starck e que serve uma cozinha tradicional francesa bem feita e com preços corretos.

Fachada do restaurante Ma Cocotte

Visita guiada

 

Se você quer uma ajuda para navegar nesse universo caótico e separar o joio do trigo, o Minha Viagem Paris oferece uma visita guiada ao Mercado das Pulgas (clique aqui para saber mais).

Informações práticas

Funcionamento: sábados das 9 às 18h; domingos das 10 às 18h; segundas das 11 às 17h. Evite ir às segundas, muitas lojas estão fechadas.

Como ir: metrô linha 4, estação Porte de Clignancourt. Frisamos aqui o que está dito no infográfico: saia da estação Porte de Clignancourt e siga o Boulevard Ornano na direção norte. Você vai passar por uma espécie de feira, esse não é o mercado das pulgas! Continue andando e, após passar debaixo do viaduto e atravessar o Boulevard Périphérique (a avenida que delimita a cidade de Paris), pegue a rue des Rosiers, à esquerda.


Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


Mercado das Pulgas de Saint OuenEste infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.