Certos programas não são fáceis e o Château de Versailles é um deles. Publicamos um roteiro para você visitar Versailles corretamente.

Recebemos o seguinte email do leitor Antonio Coelho:

“Como o Conexão Paris sempre me ajuda nas viagens, gostaria de dar uma dica prática para facilitar a vida dos brasileiros na França. Não vi essa dica no blog. Espero que, em retribuição a tudo que o site já me ajudou, a sugestão possa ser publicada e ajude outras pessoas.”

Agradecemos muitíssimo, Antonio. Você nos ajudou a completar “a visita perfeita de Versailles”.

Vamos lá.

Ore, restaurante de Alain Ducasse em Versailles

Roteiro para visitar Versailles corretamente

Para os períodos de alta temporada, nós tínhamos feito a seguinte sugestão: visitar primeiro os jardins, em seguida o Grande e o Pequeno Trianon e no final o palácio. Este era, aliás, o conselho oficial do site de Versailles. Na parte da tarde, a afluência dentro do castelo era menor (leia aqui).

Atualmente o próprio site de Versailles mudou um pouco a estratégia. Não sabemos porque. Para a administração do castelo, hoje, o percurso ideal seria visitar o interior do Château na hora da abertura, às 9h; em seguida passear pelos jardins e parques, das 10h até 12h e, finalmente, visitar o Trianon e Domaine de Marie Antoinette das 12h até 16h30.

Esta proposta se adapta bem para quem vai passar o dia todo no castelo e para aqueles que acordam cedo.

Tendo em vista que (1) quase todos os turistas visitam somente o castelo e os jardins (poucos estendem o passeio até o Trianon, o que é uma pena). E (2) que é difícil chegar em Versailles às 9h, achamos que ainda é valida a idéia de visitar primeiro os jardins – e os Trianons e a fazenda de Maria Antonieta para quem vai passar o dia – (lembrando que há uma entrada separada, sem fila e direta para os jardins. Veja no mapa abaixo). Depois disso visitamos o interior do castelo.

Mapa das entradas de Versailles

No mapa acima, o acesso marcado com a letra A é a entrada principal do castelo para aqueles que querem iniciar a visita por ele. O acesso marcado com uma seta leva direto para os jardins.

E aí entra a dica de Antonio: após a visita dos jardins e antes de entrar no castelo, reserve um almoço gostoso no restaurante Ore que fica no château mesmo. O restaurante possui um acesso rápido e exclusivo ao museu, poupando tempo de fila. Antonio comenta ainda que o restaurante pode parecer caro por pertencer ao chef Alain Ducasse, mas os preços são acessíveis.

Restaurante Ore

Consultei o site do restaurante e os preços, hoje, são:

. menu por 22 euros com um prato ou um sanduíche de frango inspirado na salada caesar + uma sobremesa + ½ garrafa de água mineral.

. no cardápio saladas entre 14 e 16 euros e pratos entre 20 e 26 euros.

O restaurante Ore é acessível à todos, mesmo para aqueles que não visitam o castelo.

Ore, aberto do café da manhã até o final da tarde

Horários: aberto das terças aos domindo, das 9h até 18h30 de abril até outubro e das 9h até 17h30 de novembro até março.

No site Minha Viagem Paris você encontra visita guiada ao castelo de Versailles em companhia de uma guia brasileira (clique aqui para saber mais). Os grupos possuem uma entrada separada (letra B no mapa acima).


Roteiro para visitar corretamente VersaillesAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris