O que fazer no dia 14 de julho, feriado nacional francês? Além dos eventos especiais comemorando a data, praticamente todas as atrações turísticas estarão funcionando.

Assim como o “7 de setembro” é a data nacional brasileira, o “14 de julho” é a data nacional francesa. Ela relembra um momento decisivo da Revolução Francesa que entrou para a história como o símbolo da vitória do povo contra o poder dos reis (clique aqui e leia nosso artigo).

Fogos na Torre Eiffel no 14 de julho (foto: www.paris.fr)

A França festeja o 14 de julho com pompa, desfiles militares, concertos e fogos de artifício. Sim! Fogos de artifício! Para todos aqueles que ficaram frustrados com a falta de fogos no réveillon, essa é a chance de ver um grande espetáculo de fogos de artifício.

Veja abaixo algumas dicas de programas para este dia.

Programas oficiais:

  • Desde 1880 as comemorações do 14 de julho começam com um desfile militar na avenida Champs Élysées. Ele vai de 10:00 ao meio dia e conta com a presença do presidente francês, além de tanques, helicópteros e a cavalaria. O grande momento é quando os caças soltam fumaça nas cores da bandeira da França. Atenção, geralmente as estações de metrô ao longo da Champs Élysées ficam fechadas durante o evento.
14 de julho

Caças no desfile militar do 14 de julho na avenida Champs Élysées (foto: Ecole polytechnique Université Paris-Saclay no Flickr)

  • Concerto de Paris – com a Orquestra Nacional da França e o Coral da Radio França – às 21:30 no Champ de Mars, seguido do show de fogos de artifício na Torre Eiffel. O espetáculo dos fogos começa às 23:00 e dura cerca de 30 minutos. Ele fica a cargo do Groupe F, o mesmo responsável pelos espetáculos de fogos de Versailles. O tema desse ano é “Paris e os Jogos Olímpicos”. De onde ver os fogos: dos jardins do Trocadéro (atenção, chegue cedo); do Champ des Mars; dos barcos circulando pelo Sena; da Basílica do Sacré Cœur de Montmartre; das varandas de alguns restaurantes, como: Les Ombres (no teto do museu Quai Branly, leia aqui), Le Ciel de Paris (restaurante da torre Montparnasse, leia aqui), Monsieur Bleu (restaurante no Palais de Tokyo, leia aqui), varanda do Hotel Raphael, bar du Terrass’ Hotel (em Montmartre).
  • Baile dos bombeiros: nos dias 13 e 14 de julho, várias casernas de Paris (e de toda a França, clique aqui para ver a lista) organizam grandes festas nas suas dependências. Em algumas delas, os bombeiros fazem um número de streaptease em palcos ou nas janelas das casernas. Estes bailes costumam ser animadíssimos.

Baile dos Bombeiros. (foto: jay-chilli no Flickr)

Museus e monumentos:

Todos os principais museus (incluindo o Louvre, que é gratuito nesse dia) e monumentos funcionam normalmente no dia 14 de julho. Exceção para o Arco do Triunfo (fechado até meio dia) e para a Torre Eiffel (não abre no dia 14 de julho).

A Disney também funciona nesse dia mas estará lotada.

Comércio:

As grandes lojas de departamentos como Galeries Lafayette, Printemps, BHV e Le Bon Marché abrem nesse dia. Na Champs Élysées as lojas abrem após o término do desfile militar.


14 de julhoAcesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.