O artigo 14 de julho e o mito da queda da Bastille explica como foi criada a famosa Festa Nacional Francesa.

A festa nacional francesa acontece todos os anos dia 14 de julho. Acontece que nesta data nada de realmente glorioso aconteceu. E poucos sabem.

Para os franceses, e para nós que apreciamos a cultura deste país, a Bastille é um mito. Todos aqueles que estudaram a história da França conhecem o episódio « a tomada da Bastille ». Momento glorioso da Revolução Francesa que entrou para a história como o símbolo da vitória do povo contra a tirania real. Por que ? Porque a Bastille era uma prisão onde os infelizes eram encerrados sem nenhum processo. Bastava uma ordem do rei para que o indivíduo fosse parar na Bastille.

Os historiadores, hoje, consideram a queda da Bastille um mito. Na realidade a Bastille não era mais utilizada. Este pequeno forte, situado no centro da cidade, já tinha se tornado totalmente inútil. Ela já tinha deixado de ser um símbolo do poder do absolutismo.

Queda da Bastille

O mito relata que no dia 14 de julho os revolucionários invadem a prisão para liberarem seus companheiros. Mas a versão real não é esta. Na realidade eles encontraram somente 7 prisioneiros. Nenhum deles estava aí por ordem real e nenhum deles tinha um passado revolucionário.

O que aconteceu de fato? No dia 14 de julho os revolucionários invadem os Invalides – onde se encontravam os estoques de armas – e não a Bastille. Eles conseguem se apropriar das espingardas, mas, azar, não encontram munição. O bando se dirige e invade, em seguida, a Bastille onde se encontravam as munições.

Dizem que quem inventou o “glorioso fato histórico”,  foi o dono de uma empresa de demolições. Contratado pelo governo para a destruição da Bastille, ele aumentou seu lucro da seguinte maneira. Durante anos, este senhor comercializou pequenas lascas das pedras da Bastille se tornando um vendedor de lembrancinhas patrióticas e revolucionárias.

De pedra em pedra o mito se instalou.

Fogos 14 de julho. Yann Caradec no Flickr

A França contemporânea comemora, no dia 14 de julho, sua patriótica Festa Nacional. Dia feriado com desfiles, fogos de artifício na torre Eiffel e bailes pela cidade. Todos os anos publicamos um artigo com sugestões sobre “como sobreviver em Paris neste dia”. Clique aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.