Por Tom Pavesi

Durante o reinado de Carlos X (1824 – 1830), o vice-rei do Egito, Mehmet Ali, conhecendo a paixão do rei francês pelas antiguidades egípcias achou oportuno fazer uma aliança diplomática e militar com a França contra a ameaçadora Inglaterra.

Para conquistar a simpatia de Carlos X, ofereceu três presentes bem exóticos e originais; uma girafa, chamada Zirafa, (1° girafa da França), dois obeliscos do templo de Luxor (somente um chegaria a Paris) e uma dezena de múmias em seus sarcófagos de granito, para o museu do Louvre.

A girafa Zirafa se tornou famosa, recebeu mais 600.000 visitantes somente no ano de 1827, morreu em 1845 no Jardin des Plantes em Paris.

Obelisco de Luxor foi instalado em 1836 na Praça da Concordia no reinado de Luis Filipe I, (1830 – 1848).

As múmias foram recebidas em grandes pompas por Carlos X em 1827. Após a abertura dos  sarcófagos e exposição das múmias, um cheiro horrível começou a se exalar pelas salas do Louvre. Devido ao forte calor da viagem e ao clima úmido da França, príncipes, generais, um faraó desconhecido e um grande sacerdote de nome “Pentamenou” começaram a se decompor rapidamente em míseros cadáveres ordinários.

Pânico geral entre os conservadores. O rei decepcionado ordena que todas as múmias fossem enterradas rapidamente nos jardins do Louvre.

Três anos depois, Carlos X, tentou através de vários decretos a volta de uma monarquia absoluta. A pequena burguesia, sociedades secretas e o proletariado urbano proclamam uma 2° revolução francesa contra o rei. Nesta revolução, 32 patrióticos combatentes foram mortos e enterrados no mesmo local das múmias.

Essa revolução levou a destituição e banimento do rei Carlos X e tomou posse, no seu lugar, um primo liberal, progressista e constitucionalista chamado Luis Filipe I.

A paz reencontrada, Luis Filipe I, em 1831, comemorando o 1° aniversario deste acontecimento, ordenou que fosse construída no centro da Praça da Bastilha uma sepultura em homenagem a estes mortos. Uma Coluna de bronze, a Colonne de Juillet, juntamente com uma grande sepultura na sua base se transformaram em moradia definitiva para 504 heróis revolucionários exumados por toda parte de Paris.

Em 1940, a cave é aberta para uma restauração e uma nova contagem dos mortos é feita. Surpresa geral, dois corpos a mais se juntaram ao número oficial. Assim sendo, duas múmias de mais de 3.000 anos, desterradas por engano, misturadas com revolucionários do jardim do Louvre recebem até hoje homenagens patrióticas como verdadeiros heróis da liberdade e da democracia francesa.

Quanto às outras múmias, ninguém sabe se foram encontradas.


Estátua da Liberdade de Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.