Imagine Van Gogh é um espetáculo imersivo com projeções de cerca de 200 quadros pintados por Van Gogh nos seus 2 últimos anos de vida.

Um dos espetáculos mais bonitos que acontecem anualmente na França é o Carrières des Lumières próximo à Baux de Provence. Nessa exposição imersiva, imagens de quadros de pintores famosos são projetadas nas paredes, pisos e tetos das antigas pedreiras (carrières) de calcário da região. Tudo acompanhado de trilha sonora especialmente selecionada para harmonizar com as imagens. Esse ano (2017) o espetáculo tem como tema os pintores Bosch, Brueghel e Arcimboldo (clique aqui para saber mais).

Imagine Van Gogh

Annabelle Mauger e Julien Baron, dupla que ajudou na criação dos espetáculos Carrières de Lumière, propõem algo semelhante em Paris. De 23/06 a 10/09 eles apresentam a exposição Imagine Van Gogh na Grande Halle de la Villette. A Grande Halle é um imenso galpão, construído em 1865, que fica na entrada principal do Parque de la Villette, no 19° arrondissement de Paris.

A exposição/espetáculo Imagine Van Gogh na Grande de la Villette

Nessa exposição/espetáculo imersivo, mais de 200 obras do pintor holandês serão projetadas em telões espalhados pelo grande galpão. As obras retraçam os 2 últimos anos da vida e da produção artística de Van Gogh, que pintou seus quadros mais bonitos e conhecidos na França, mais especificamente na Provence. As projeções começam com obras pintadas na cidade de Arles, depois em Saint Rémy de Provence e, por último, em Auvers sur Oise, cidade próxima a Paris onde o pintor morreu.

A exposição/espetáculo Imagine Van Gogh na Grande de la Villette

A ideia por trás desse tipo de espetáculo, onde pinturas famosas são projetadas em escalas monumentais, é chamar a atenção para detalhes importantes que se perdem quando admiramos tais obras no seu tamanho real. Mais do que uma simples reprodução, as projeções são uma nova forma de enxergar as obras. O trabalho de Van Gogh, especialmente aquele produzido no fim de sua vida, é perfeito para esse tipo de abordagem.

Imagine Van Gogh na Grande Halle de la Villette: 211 avenue Jean Jaurès, 75019. Métro linha 5, estação Porte de Pantin. De 23/06 a 10/09, de 10:00 as 19:00. Preço: 14,90€ (clique aqui para comprar seu ingresso).

Van Gogh e a Provence

Van Gogh se mudou para Paris em 1886. Em 1888 ele se transfere para a região da Provence, no sul da França. Lá, entre Arles e o sanatório na cidade de Saint Rémy de Provence, ele pinta uma série de suas obras-primas. Em maio de 1890, o pintor volta para a região parisiense e se instala na cidade de Auvers sur Oise, onde morre no dia 29 de julho de 1889.

Quadro pintando por Van Gogh enquanto morava em Arles

No site Minha Viagem Paris você encontra um passeio privativo guiado que segue os passos de Van Gogh pela Provence e visita os locais pintados pelo artista em Arles e Saint-Rémy. Clique aqui para saber mais.

O quarto de Van Gogh em Auvers sur Oise

Caso você queira fazer um bate e volta até a cidade de Auvers sur Oise e visitar o quarto onde Van Gogh passou seus últimos dias (leia nossos artigos aqui e aqui) envie um email para a Heloísa no vendas@minhaviagemparis.com.br


espetáculo Imagine Van GoghAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.