Por Mauricio Christovão

Um bom programa na Provence, do tipo 2-em-1, é assistir a um espetáculo de música, luzes e cores numa pedreira desativada e depois visitar um castelo numa montanha de pedra com uma belíssima vista dos arredores. Estou falando das Carrières de Lumières e de Baux-de Provence, que ficam próximas a Arles (15 km) ou Avignon (30 km).

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

Carrières de Lumières

Sugiro assistir ao espetáculo audiovisual — Carrières de Lumières — antes da visita ao castelo. Este tem uma bela subida em pedra, o que pode ser um tanto cansativo. Vale a pena comprar o ingresso que dá direito ao acesso aos dois locais com um pequeno desconto.

Quando estivemos lá, em setembro de 2014, estava em cartaz a apresentação das obras de Klimt e outros pintores vienenses do começo do Século XX.

Carrières

Carrières

Carrière quer dizer pedreira e esta forma um cenário realmente impressionante. Da extração dos blocos de pedra ficaram grandes cavernas com paredes e teto retos, com pé direito bastante alto, permitindo a projeção das obras dos artistas embaladas por música especialmente selecionada.

Carrières de Lumière

Carrières de Lumière

O efeito é emocionante e recomendo fortemente a visita ao local. É melhor levar um agasalho leve, mesmo no verão, lá dentro, pode fazer frio.

Carrières de Lumière

Carrières de Lumière

O espetáculo dura aproximadamente uma hora, mas a sessão é contínua, você pode chegar a qualquer momento e esperar passar de novo o ponto em que começou a assistir. Você pode sair da sala de projeção e acessar uma lanchonete pelos fundos, mas a saída definitiva é pela mesma porta de entrada, onde está a loja de lembranças.

Carrière possui um estacionamento grátis.

Baux de Provence

Baux de Provence

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Baux-de Provence

A 800 metros dali está o castelo de Baux-de-Provence que não é muito grande, mas tem um pátio bastante extenso onde existem catapultas de diversos tipos e tamanhos, todas operacionais. No verão acontecem demonstrações dessas antigas máquinas de guerra, mas quando estivemos lá nada aconteceu.

Vista, Baux de Provence

Vista, Baux de Provence

Lá em cima a vista das fazendinhas com as plantações de oliveiras é belísima, alcançando vários quilômetros. Pela posição esse castelo devia ser um ponto estratégico da região e hoje ainda impressiona.

Baux de Provence

Baux de Provence

A pequena vila em volta do castelo tem o de sempre: lojinhas de lembranças, restaurantes, cafés, além da igreja de Notre Dame de Beauvoir. Um aviso lembra que não há banheiros lá em cima, logo previnam-se antes de subir…

Baux de Provence

Baux de Provence

O castelo também tem um estacionamento, mas esse é pago.

Observação do Conexão Paris: se quiserem informações sobre a Provence, leiam os artigos que já publicamos aqui, inclusive um sobre a visita da maravilhosa Carrières de Lumière. Cliquem aqui.

 


Carrières de Lumières

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incrí­veis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.

 

 


 

Como chegar em Baux de Provence saindo de Paris

. De trem. Não existe estação de trem em Baux de Provence, mas é possível ir até cidades próximas como Arles e Avignon e depois pegar carro ou ônibus. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De carro. Passando por Beaune, Lyon, Avignon. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. É possível ir de ônibus até a charmosa Avignon. Esta é a opção mais barata – preços a partir de 22 euros – e a mais longa, 9h15 de trajeto. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).

Leia também sobre a Provence

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris