O Museu des Arts Décoratifs em Paris apresenta uma exposição de móveis e objetos desenhados por Jean Nouvel, um dos arquitetos franceses mais conhecidos no mundo.

O Museu des Arts Décoratifs está situado em uma das muitas alas do prédio do Museu do Louvre e tem sua entrada pela rua de Rivoli. Ele se divide em 3 grandes partes: o das Artes Decorativas, o da Moda e do Têxtil e o da Publicidade.

exposição de móveis

O Museu des Arts Décoratifs

O primeiro reúne móveis da Idade Média até a época contemporânea, passando pelo século XVIII francês, pelo Art Nouveau e Art Deco. Ele apresenta também uma bela coleção de jóias, brinquedos e objetos de casa. O Museu da Moda e do Têxtil reúne quase 153.000 peças de vestuário, acessórios e tecidos datando do século 3 até os grandes estilistas atuais. Como as obras são frágeis não há uma exposição permanente e sim exposições temporárias que, a cada vez, exibem uma parte específica do acervo (leia sobre a última delas aqui). O Museu da Publicidade possui uma grande coleção de cartazes e pôsteres relativos às campanhas publicitárias de vários países do mundo.

Jean Nouvel

Uma das exposições atualmente em cartaz no Arts Décoratifs é a “Jean Nouvel, mes meubles d’architecte” que foca no trabalho do famoso arquiteto francês enquanto designer de móveis e objetos para casa.

Se você já visitou Paris, com certeza já viu e até mesmo visitou algum dos prédios projetados por Jean Nouvel. São de sua autoria: o Instituto do Mundo Árabe, a Fundação Cartier, o Museu do Quai Branly, a loja H&M da avenida Champs Élysées e, mais recente, a Filarmônica de Paris.

exposição de móveis

Philharmonie de Paris. Brigitte Djajasasmita no Flickr

A exposição de móveis e objetos funciona como uma retrospectiva do trabalho de designer de Jean Nouvel que, desde 1987, já teve mais de 100 de suas criações fabricadas e colocadas no mercado.  Ao invés de estar concentrada em um somente uma sala, a mostra acontece ao longo dos vários departamentos do Artes Decorativas e coloca as peças contemporâneas de Nouvel em diálogo com peças da Idade Média, da Renascença e dos séculos 17 e 18.  Ela se estende também aos espaços dedicados ao design gráfico, que foram inclusive projetados por Nouvel em 1998.

 

exposição de móveis

Espelho “Triptyque” de Jean Nouvel em meio a móveis do século 17.

Jean Nouvel diz que sempre encarou os móveis e objetos como “pequenas arquiteturas” ou “arquiteturas de bolso” e que sua abordagem conceitual é a mesma tanto para prédios quanto para móveis: fazer algo que tenha sentido e seja sensível. Suas obras são calmas, elegantes, minimalistas, de linhas retas e formas puras.

Se vê gosta de moda, arte e design não deixe de visitar a lojinha do museu – que tem uma entrada independente pela rue Rivoli – leia sobre ela aqui. Aproveite e tome um aperitivo no restaurante do museu, o Loulou, com mesas no jardim do Louvre, leia sobre ele aqui.

“Jean Nouvel, mes meubles d’architecte” até o dia 12 de fevereiro de 2017 no Museu des Arts décoratifs: 107 rue de Rivoli, 75001. Metrô linhas 1 ou 7, estação Palais-Royal – Musée du Louvre. Aberto de terça a domingo de 11:00 as 18:00 (quinta-feira até às 21:00). Fechada às segunda e dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. Ingresso: 11€.


Exposição de móveisAcesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris