A exposição Fashion Forward em cartaz no Arts Décoratifs cobre 300 anos de moda e apresenta cerca de 300 peças de vestuário. Ela começa lá em 1715, com o robe volante, e termina hoje, 2016, com o vestido em moletom, meio streetwear meio alta-costura chique, da grife Vêtements, a nova queridinha do mundo da moda.

01

O 1° vestido da exposição, o robe volante de 1715.

Sempre foi dito que a moda é reflexo do período onde foi feita e isso é evidente na exposição – não só em termos sociológicos mas também em termos tecnológicos. O avanço das tecelagens, fábricas e meios de produção de tecidos e roupas transformaram e influenciaram a moda tanto quanto a evolução dos hábitos, costumes e valores da sociedade.

02

Avanços tecnológicos e mudanças nos costumes e valores da sociedade influenciam a moda e são representados por ela.

A partir do pós-modernismo o mundo “perdeu um pouco o chão” e a moda passou a se referenciar não somente no presente mas também no passado (John Galliano, Vivienne Westwood), não somente na beleza como também na “feiúra” (Prada, Rick Owens), não somente na tentativa de deixar o corpo mais atraente e sexy mas também de deformá-lo (Comme des Garçons).

06

Vestido da icônica coleção “Lumps and Bumps” da marca Comme des Garçons.

E moda é arte para estar no museu?

Moda faz parte das artes aplicadas e é 100% comercial e efêmera (hoje em dia com as grandes cadeias fast fashion podemos dizer que ela é descartável). Ela não guarda um valor de mercado absoluto assim como uma pintura de Monet mas, assim como ela, pode representar, questionar e fazer pensar sobre o espírito do seu tempo. Além disso o seu impacto no dia a dia é amplo e imediato.

08

O vestido (bordeaux, de capuz) da grife Vêtements é a peça mais recente da exposição. A Vêtements vem quebrando alguns paradigmas do mundo da moda com sua estética streetwear anti-luxo e filosofia anti-tendência onde o foco é na roupa e não na moda. Vem daí o nome da marca,”vêtement” significa “roupa” em francês.

Vendo a última parte da exposição (mais ou menos a partir dos anos 1940) onde os estilos parecem evoluir e se sobrepujar em uma maior velocidade, me lembrei de uma frase de Oscar Wilde: “A moda é uma forma de feiúra tão insuportável que temos que mudá-la a cada seis meses”. Talvez não seja a moda e sim a sociedade que ela representa.

Fashion Forward – 3 Siècles de Mode, em cartaz no Les Arts Décoratifs até o dia 14/08/2016. Preço do ingresso: 15€.

Les Arts Décoratifs: 107 rue de Rivoli, 75001. Metrô Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 ou 7.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris