Muitos museus parisienses têm em seus acervos obras doadas por colecionadores particulares. Outros só existem graças às doações feitas pelo próprio artista ou por seus herdeiros, caso dos museus Rodin e Picasso. Recentemente foi a vez do Museu Orsay receber uma super doação de obras de arte.

Semana passado o Museu Orsay recebeu a maior doação já feita a um museu francês desde 1945. Ao todo serão cerca de 600 obras avaliadas em 350 milhões de euros.

museu orsay

O Museu Orsay (foto: Jon no Flickr)

Os mecenas da vez são Spencer e Marlene Hays, um casal de estadunidenses do Texas, ambos com 80 anos, que colecionam arte desde o início dos anos 70.

O casal, de origem humide, fez fortuna vendendo ternos e livros. Assim como muitos de nós, eles se apaixonaram por Paris e pela França na sua 1ª visita ao país, ao qual retornam todos os anos.

museu orsay

Interior da casa dos Hays em Nashiville, nos EUA. Ela é uma réplica do Hôtel de Noirmoutier – uma mansão do século 18 localizada na rue de Grenelle no 7° arrondissement de Paris (foto: © John Schweikert)

O casal Hays começou a construir sua coleção logo após essa primeira visita à França. Ela é constituída basicamente de obras que vão da segunda metade do século 19 ao começo do século 20, de pintores franceses como Odilon Redon, Edgar Degas, Gustave Caillebotte, Camille Corot, Aristide Maillol, Albert Marquet, Edouard Vuillard, Pierre Bonnard entre outros, e reflete o amor e admiração do casal pela França, seus pibntores e art de vivre.

museu orsay

O Hôtel de Noirmoutier (foto: Sylyswiki no Wikimedia)

O Orsay já havia mostrado obras da coleção do casal em 2103 na exposição “Une Passion Française” (veja o catálogo aqui).

museu orsay

Quadro da coleção do casal Hays que fez parte da exposição “Une Passion Française” de 2013 (Paul-César Helleu: Jeune fille en blanc)

Entre os motivos que levaram o casal Hays a doar sua coleção ao Orsay estão seu amor pela França e a vontade de “devolver” as obras ao país onde foram criadas e ao qual estão intimamente ligadas. Há também questões de ordem prática: a lei francesa de doações proíbe que a coleção doada seja desmembrada, ou seja, o museu que recebe a doação não pode vender parte dela (o que os museus nos EUA podem fazer).

O casal fez a exigência de que a coleção fosse exibida em um único espaço. Para isso o Orsay está mudando sua biblioteca e arquivo de lugar. Inicialmente o museu receberá cerca de 187 obras, avaliadas em 173 milhões de euros. O restante só será entregue após a morte do casal.

museu orsay

François Hollande e o casal Hays (foto: © Thomas SAMSON / AFP)

Em uma cerimônia realizada no sábado passado no Palais de l’Élysée, o presidente francês, François Hollande, agradeceu ao casal Hays e os condecorou com a medalha da Legião de Honra. Durante seu discurso de agradecimento, Hollande contou aos convidados que, apesar da doação feita ao Orsay, a coleção do casal não para de crescer. A cada aniversário um cônjuge presenteia o outro com um quadro: esse ano Marlene deu de presente à Spencer um Matisse e ele comprou para a esposa um Modigliani.

Ingressos e visita guiada

Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu Orsay, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso (clique aqui).

Se você quiser fazer uma visita guiada ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui para mais informações.

Leia também:


orsayNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.