Orangerie de Versailles

Orangerie de Versailles

Os jardins de Versailles são imensos e se dividem em vários menores com nomes diversos em função da localização ou da escultura que o decora. Um dos mais bonitos é o Orangerie. E, este ano, em junho e julho Versailles está com um programa maravilhoso de concertos e espetáculos ao ar livre, todos no Orangerie. Imaginem então, céu estrelado, música, grandes artistas e fogos de artifíco no cenário acima.

Concertos e fogos de artifíco reais

Concertos e fogos de artifíco reais

O concerto ao ar livre era uma diversão apreciada nas cortes européias durante o XVII e XVIII séculos. Na França, Louis XIV tinha o costume de organizar festas reais com fogos de artifício e concertos ritmando o espetáculo pirotécnico.

1) Concerto e fogos de artifício: Haendel, Feux d’Artifice Royaux, dia 10 de junho, 21h.

Na Inglaterra, Haendel compôs para o rei George uma música festiva para acompanhar os grandes fogos de artifício das margens do rio.

Mantendo esta tradição, Versailles apresenta  Music for the Royal Fireworks de Haendel que acompanhará o espetáculo pirotécnico do conhecido Groupe F.

Onde: nos jardins Orangerie de Versailles. Duração do espetáculo: 2 horas. As tarifas variam de 40 a 110 euros dependendo do conforto do lugar escolhido.

Reservas aqui.

2) Balé Romeu e Julieta, com Les Ballets de Monte Carlo, 23 e 24 de junho, 21h.

Romeu e Julieta

Romeu e Julieta

A companhia Les Ballets de Monte Carlo apresenta, no jardim Orangerie de Versailles, o balé Romeu e Juliete, uma fusão entre modernidade e classicismo. A coreografia é de Jean Christophe Maillot, música de Prokofiev, cenografia de Ernes Pignon-Ernest.

As tarifas variam de 85 a 165 euros de acordo com o lugar escolhido.

Reservas aqui.

3) Espetáculo pirotécnico Le Roi de Feu, 1, 2, 8, 9 e 10 de julho, 22h.

Fogos de artifício

Fogos de artifício

Louis XIV, quando ocupou o trono real, decidiu privilegiar Versailles e para isto iniciou a construção dos grandes jardins do castelo. Para aumentar o fasto da corte, que deveria ser a mais bonita da Europa, o rei inventava festas extraordinárias nos jardins onde a pirotecnia tinha um lugar especial.

Por isso a direção de Versailles conserva esta tradição e este ano os fogos serão no jardim Orangerie do castelo.

Tarifas: de 55 a 110 euros de acordo com a localização.

Reservas aqui.

4) Noite de Gala com Anna Netrebco, 4 de julho, 21h.

Anne

Anne Netrebko

Noite de gala com um concerto excepcional reunindo, no belo jardim Orangerie de Versailles, a mezzo Ekaterina Gubanova, o tenor Aleksandrs Antonenko, a basse Ildar Abdrazakov e a incomparável Anne Netrebko com Aida e Turandot.

Tarifas de 85 a 165 euros de acordo com a localização.

Reservas aqui.

No Google Maps abaixo procure a flecha vermelha para ver a localização do Orangerie.

Como fazer o trajeto Paris Versailles? O artigo abaixo explica tudo. Já adiantando que, se você quiser voltar para Paris de RER, o último sai da estação Versailles Rive Gauche às 23:50h.

Leia nosso artigo com todas as informações necessárias de como ir e como visitar Versailles clicando aqui.