Há alguns anos atrás o Mercado das Pulgas de Saint Ouen andava decadente e com aspecto de fim de carreira.

Mas nos últimos dois anos ele entrou em efervescência e passou a ser comparado ao novaiorquino Williamsburg. Mais de 40 novas lojas e excelentes restaurantes foram inaugurados.

Um circuito pelo imenso – sete hectares – Mercado das Pulgas, hoje, tem que passar pelos novos endereços abaixo.

Ma Cocotte

Ma Cocotte

Um dos primeiros a participar da retomada do dinamisno do Puces, como dizem os franceses, foi o designer Philippe Starck com seu restaurante Ma Cocotte. Leia aqui o primeiro artigo sobre este restaurante.

Estive lá recentemente, cheguei às 12h em ponto e consegui uma mesa. Nada mudou: clientela formada por casais elegantes com filhos pequenos, antiquários, artistas, hispters e uma  cozinha saborosa.

Habitat

Habitat 1964

O segundo foi a marca Habitat que se instalou no centro do mercado com um novo conceito, um espaço vintage chamado Habitat 1964. Ocupando antigos galpões na rue de Rosiers, diante do Mercado Paul Bert, a marca vende aí peças fabricadas entre 1964 e 2000.

Antena do chic l'Eclaireur

Antena do chic l’Eclaireur

Ao lado do Habitat 1964, veio se instalar uma antena da maravilhosa loja L’Eclaireur, um dos primeiros  concept stores de moda e design de Paris. Eles possuem duas lojas: uma no Marais e outra na rue Boissy d’Anglas. Tudo é muito chic e absolutamente caro.

Galeria de arte contemporânea

Galeria de arte contemporânea Untilthen

E, agora em março, foi inaugurada uma imensa galeria de arte contemporânea chamada Untilthen. Acompanhando os horários do Mercado das Pulgas, ela abre somente nos fins de semana e possui um programa haut de gamme com artistas como Douglas Gordon, David Claerbout, Joan Jonas

Maison

Maison Food Market

E, diante das três lojas acima você verá mesas e cadeiras do restaurante Maison Food Market. Aí você degusta burgers deliciosos feito com pães Poilane e carnes de primeiríssima do chef Desnoyer. Se não gostar de burgers, as famosas e deliciosas tortas Kluger estão no cardápio da Maison. Elas são sempre acompanhadas por salada. A entrada deste conjunto é no número 77 da rue des Rosiers, em Saint Ouen.

Além do Ma Cocotte e da Maison Food Market, o mercado possui inúmeros outros restaurantes. Se os dois estiverem lotados, sugerimos ainda dois endereços. Um dos antigos e outro inaugurado recentemente.

Café Paul Bert

Café Paul Bert

. Café Paul Bert, o mais antigo do mercado. Aqui você encontra a clássica cozinha bem francesa, simples e bem feita. O prato principal custa em torno de 17 euros. 20 rue Paul Bert.

Gas

Gastropodes

. Les Gastropodes, novo pequeno restaurante na entrada do mercado de antiguidades chamado Marché Dauphine. Gastropodes serve pratos simples, peixes fritos, saladas em torno de 15 euros. 140 rue des Rosiers, Saint Ouen.

Nosso conselho é que você leia nosso artigo sobre o Mercado das Pulgas de Saint Ouen para entender como ele se organiza (clique aqui). Além de entrar nos grandes espaços reservados aos antiquários chamados Marché Biron, Marché Paul Bert Serpette… todos com entrada pela rue des Rosiers, não deixe de ver também a rue Paul Bert e a rue Jules Vallès. Encontrará mercadorias expostas nas ruas e lojas simpáticas instaladas em pequenas casas simples.

Como chegar: de metrô, pegue a linha 4 e desça na estação Porte de Clignancourt.

De ônibus: pegue o ônibus 85 em Saint Michel, em Châtelet ou no Louvre e desça em Michelet Rosiers. Em seguida, entre na área do Mercado das Pulgas pela rue de Rosiers.  O ônibus é mais agradável.

Para terminar, lembre-se que o Mercado é imenso e divido em duas partes: a primeira, o que eu chamo de “verdadeiro mercado das pulgas” e a segunda, as barraquinhas que se encontram desde a saída do metro Porte de Clignancourt até a entrada do verdadeiro mercado. Estas barracas vendem uma mercadoria que podemos encontrar na periferia de qualquer cidade com, muitas vezes, artigos falsos, copias de marcas.

Leia aqui nosso artigo sobre o Mercado das Pulgas.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.