Moustiers Sainte Marie

Moustiers Sainte Marie

Por Mauricio Christovão

Em 2013 tentamos ir a Moustiers Sainte-Marie, atraídos pelas belas fotos e descrições entusiasmadas de outros viajantes. Infelizmente cometemos um erro fundamental: chegamos num domingo de verão, a cidade estava sitiada por ônibus de excursão e os estacionamentos estavam lotados. Desistimos da visita, fomos em frente e fizemos um belo circuito pelas Gorges du Verdon, que ficam ali pertinho.

Chapelle de Moustiers

Chapelle de Moustiers

Voltamos em 2014, dessa vez durante a semana. Apesar do local estar movimentado, foi bem mais tranquilo. Os “parkings” públicos são gratuitos e conseguimos vaga depois de procurar um pouco mais acima, próximo ao cemitério. A vantagem é que esse estacionamento é mais perto do começo do caminho para a capela.

Capela de Moustiers, caminho

Capela de Moustiers, caminho

Acesso à vários circuitos de montanha

Acesso à vários circuitos de montanha

O acesso à Chapelle de Notre-Dame de Beauvoir  é gratuito e a escadaria, que possui alguns pequenos oratórios, também dá acesso a outras trilhas para os mais aventureiros e com melhor preparo físico. Não era o nosso caso e ficamos pela capela mesmo…

Capela de Moustiers, escadarias

Capela de Moustiers, escadarias

A mencionada escadaria tem uma placa dizendo que em 15 minutos você chega lá em cima. Pode ser, mas nós levamos meia hora e suamos um bocado!!! Mme S. e eu somos sessentões bem ativos, de modo que com calma você também chega lá.

Chapelle, Moustiers Sainte Marie

Chapelle, Moustiers Sainte Marie

Lá no alto fica a capela, com um interessante telhado colorido, num platô arborizado com uma vista deslumbrante  para a vila e a região abaixo.  O interior da capela é relativamente simples, mas encantador, com um belo altar e vitrais que convidam a um momento de reflexão.

Moustiers Saint Marie, escadarias

Moustiers Saint Marie, escadarias

Moustiers Sainte Marie,

Moustiers Sainte Marie,

Quando descer, sugiro prestar bastante atenção e segurar no corrimão, pois a escadaria e a rampa são feitas da pedra local que ficou polida e escorregadia com o atrito de milhares de pés. O acesso não é perigoso, pois é cercado por muros de pedra, mas levar um tombo de mau jeito pode estragar as férias e as articulações.

Moustiers Sainte Marie, becos da cidade

Moustiers Sainte Marie, becos da cidade

Moustiers Sainte Marie

Moustiers Sainte Marie

A vila é linda, com o de sempre das cidades turísticas francesas: cafés, restaurantes, lojinhas de lembranças, mas um produto local faz a diferença: a faiança, uma louça finamente decorada e um orgulho da região. Para quem quiser, há cursos de cerâmica e pintura sobre esmalte na vila.

Moustiers Sainte Marie, praça

Moustiers Sainte Marie, praça

Moustiers de Sainte-Marie é um dos lugares mais agradáveis que já visitamos e ficar na praça do Office de Tourisme vendo o movimento e apreciando a vista das montanhas que dominam a vila vale a viagem. Ainda há um belo rio de montanha que cruza velozmente a cidade, formando pequenas cachoeiras.

Vista do lago

Vista do lago

Ali perto, o Lac de Sainte-Croix, criado pelo represamento do Rio Verdon, com suas águas cristalinas é uma boa opção para a prática de esportes como a canoagem, se ainda houver disposição.

Observação do Conexão Paris: Moustiers Sainte Marie é uma das cidades mais pitorescas da Provence. Ela se encontra na região chamada Parque Nacional do Verdon e Verdon é um rio com águas cor verde esmeralda. O Canyon do Verdon é considerado como um dos mais bonitos da Europa. O Conexão Paris possui vários artigos com dicas sobre roteiros que incluem Moustiers, campos de lavanda e as famosas Gorges du Verdon. Em Moustiers se encontra um dos endereços do chef francês Alain Ducasse, um pequeno albergue com um bom restaurante. Clique abaixo para ter uma idéia do que se trata:

Roteiro: da Provence até a Côte d’Azur (passando por Moustier Sainte Marie e Gorges du Verdon).

Provence: les Gorges du Verdon, Moustiers Sainte Marie, lavanda e girassóis.

Alain Ducasse na Provence

Por último, clique abaixo para conhecer as sete maravilhas da França.

As sete maravilhas da França


O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.