Por Patrícia

Essa viagem superou todas as minhas expectativas. Mas antes de partir, me desapeguei de muitas fantasias para poder viver a Provence do jeito que ela é e não como pensava que fosse.

Nosso objetivo era conhecer Valensole e seus campos de lavanda, Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon em apenas um final de semana. Muitas dúvidas existiam sobre as “visitas” aos campos de lavandas e girassóis. Já havia separado endereços que disponibilizavam o “tour” pelas plantações mas, para minha surpresa, os campos de lavanda  ficam na estrada.

Foi fácil conhecer tudo: bastou parar o carro e aproveitar o espetáculo das cores, dos aromas e o som das abelhas.

Próxima parada, Moustiers Sainte-Marie, uma cidade pitoresca com uma natureza especial. É uma típica cidade do interior da França com pequenos restaurantes, lojinhas de presentes e turistas para todos os lados. Da igreja, no alto da colina, você curte um lindo visual do lago Saint-Croix. Imperdível!

Após Saint Marie, fomos em direção ao Canyon du Verdon.

Confesso que fiquei amedrontada, pois a estrada é estreita, na beira de um penahasco e os carros não andam tão devagar quanto deveriam. O passeio foi ótimo mas cansativo. O percurso até ao ponto mais alto demorou 1 hora. Mas valeu, pois lá de cima curtimos uma bela paisagem. Lindo o Rio Verdon passando no meio da cadeia de montanhas!

De lá fomos pernoitar em Valensole e no dia seguinte partimos para o lago Saint-Croix.

Alugamos um barco elétrico para um passeio de uma hora. Quando entrei no Canyon  e me deparei  com aquelas montanhas e as águas cor de esmeralda pensei: “Obrigada universo!” Impossível descrever. O lugar é muito mais bonito do que as fotos e este dia ficará para sempre em minha memória como um dos dias mais lindos da minha vida.

No caminho  de volta, nos deparamos com um campo de girassóis para completar a beleza da viagem.

A única coisa que mudaria seria o local escolhido para passar a noite. O nosso Gîte em Valensole foi  ótimo mas distante do lago. A melhor cidade para se hospedar seria Moustiers Sainte-Marie.

Participaram dessa viagem, Patrícia, Ricardo, Milena e Jardel.

Como ir de Paris até Moustiers Saint-Marie

Como a região é muito montanhosa a grande maioria das cidades por lá não possuem estação de trem. O mais indicado é alugar um carro em Aix-en-Provence ou Marseille e aproveitar o belo passeio pela região.

  • Trem: a viagem de Paris até Aix-en-Provence tem cerca de 3h40 de duração e Paris até Marseille cerca de 3h20. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Avião. A viagem de avião até Marseille dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Carro: a viagem até Moustiers dura cerca de 8h20, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: é possivel ir de ônibus até Aix-en-Provence e Marseille, esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Aix ou Marseille têm cerca de 12h. Consulte valores, horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

No site da cidade de Moustiers Saint Marie é possivel conferir as opções de transportes, coordenadas geográficas e horários de ônibus e trem local (entre Marseille e Monosque), para organizar a sua visita com mais precisão, clique aqui.


O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.