Ribeauvillé

Ribeauvillé

O inverno pode ser animado, às vezes animadíssimo, em algumas regiões do interior da França. Estive semana passada em Ribeauvillé, uma das mais bonitas cidadezinhas da Alsácia. Nesta época do ano, Ribeauvillé organiza um evento divertido e muito bem preparado. Os habitantes abraçam com força a idéia e toda a cidade participa com uma energia indescritível do Mercado de Natal Medieval.

Eu detesto multidões, fico irritada e saio fora rápido. Mas o meio dia que passei em Ribeauvillé, ri muito e me deixei influenciar pelo ambiente festivo e amical. Todos estavam alí para beber, rir, conversar, olhar, comprar.

Ribeauvillé

Ribeauvillé

Atenção, abram alas para o bloco das árvores de Natal.

Ribeauvillé

Ribeauvillé

Cuidado com o único sobrevivente desta raça.

Ribeauvillé

Ribeauvillé

De repente um pastor medieval, estilo Jon Snow de Games of Thrones, e suas cabras.

Ribeauvillé

Ribeauvillé

Mais adiante, a versão original da roda gigante da Place de la Concorde em Paris. Girada manualmente, claro. Na realidade, na idade média ela era conhecida como a roda dos suplícios. Bem mais tarde ela se tornou mais fun.

Natal na Alsácia

Natal na Alsácia

Ao lado, um javali sendo assado, receita típica da Idade Média. Você o degusta em sanduíches fartos e cheirosos. A bebida que o acompanha é uma cerveja local.

Ribeauvillé

Ribeauvillé

E o suco de maçã, extraído na hora! Como antigamente, claro. Dois euros, o copo/lembrança+suco. Sublime. Nunca provei um suco tão verdadeiro.

E para todos os lados barracas com vinhos quente. A bebida perfeita no inverno.

Natal na Alsácia

Natal na Alsácia

A decoração das casas e das lojas é um espetáculo a parte. Todas lindas.

Quase todas as cidades da Alsácia possuem mercados de Natal. Já citamos aqui o famoso mercado de Estrasburgo. Veja aqui. Nós preferimos os mercados das cidadezinhas da rota do vinho. São mais autênticos, mais divertidos.

Eguisheim, Alsácia

Eguisheim, Alsácia

No mesmo dia, após Ribeauvillé, conhecemos outra pequena cidade da região chamada Eguisheim. Este vilarejo faz parte do grupo “As mais bonitas cidades da França” e foi eleito “cidade preferida dos franceses”.

Eguisheim, Alsácia

Eguisheim, Alsácia

Uma cidade medieval, redonda e muito bem preservada. Suas ruelas são lindas. Eguisheim é muito menos turística que Ribeauvillé. Andar pelas ruas quase vazias foi um grande prazer.

Eguisheim, Alsace, mercado de Natal

Eguisheim, Alsace, mercado de Natal

No centro da cidade, encontramos um pequeno mercado de Natal com degustação de ostras, de vinho quente, do vinho da região e de produtos locais. Adorei. Autêntico e simpático.

Eguisheim, Alsácia

Eguisheim, Alsácia

No verão, Eguisheim organiza a animadíssima Fête des Vignerons. Degustações, descobertas gastronômicas, música e bailes no programa. Normalmente a festa acontece no final de agosto. Voltarei para conhecer.

Se o ano que vem você quiser viajar pela Alsácia nesta época, consulte os dias do evento de Ribeauvillé clicando aqui.

Veja aqui como ir de Paris até Estrasburgo, a maior cidade da Alsácia. Para ir de Estrasburgo até Ribeauvillé ou Eguisheim é possível ir de carro, trem local ou ônibus local, as duas cidades menores não possui linha de trem TGV.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris