A Europa está criando um novo sistema de cálculo e cada país deverá incluir no PIB setores que até agora não foram contabilizados. Entre eles o trabalho doméstico, a indústria da prostituição e o comércio da droga. O novo sistema deseja ser o reflexo da economia real e suas mutações.

Este ano os ingleses apresentaram, pela primeira vez, resultados econômicos reconhecendo a contribuição da prostituição e do consumo de drogas para o PIB inglês.  A indústria do sexo tarifado contribuiu com 6.5 bilhões de euros e o comércio de drogas, que engloba a produção e venda de crack, cocaína, heroína, maconha, Ecstasy e anfetaminas, com  5.4 bilhões. Juntos estas duas atividades representam 0,5% da riqueza produzida no país.

Pigalle, uma das regiões de prostituição em Paris.

Pigalle, uma das regiões de prostituição em Paris. Foto de Ben Shooks, no Flickr

A ONS analisou o trabalho das 60.879 prostitutas inglesas: cada uma delas recebeu em média 25 clientes por semana à uma tarifa média de 82 euros. A este valor foram acrescentadas as despesas de aluguel, de roupas de trabalho e preservativos.

Assim o Reino Unido entra para o grupo dos países que contabilizam a prostituição ao lado da Estônia, Áustria, Eslovênia, Finlândia, Suécia, Noruega.

A França não faz parte – ainda – deste grupo. Imagino que seja difícil para os franceses  classificarem certas atividades como banais indústrias que contribuem para o Produto Interno Bruto. A ministra francesa dos direitos das mulheres disse recentemente que a prostituição não é uma atividade comercial livremente consentida. Acreditar que ela possa ser é uma posição ideológica ofende milhares de vítimas da exploração sexual. Sendo assim, a França não aceita as novas exigências européias.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.