A Europa está criando um novo sistema de cálculo e cada país deverá incluir no PIB setores que até agora não foram contabilizados. Entre eles o trabalho doméstico, a indústria da prostituição e o comércio da droga. O novo sistema deseja ser o reflexo da economia real e suas mutações.

Este ano os ingleses apresentaram, pela primeira vez, resultados econômicos reconhecendo a contribuição da prostituição e do consumo de drogas para o PIB inglês.  A indústria do sexo tarifado contribuiu com 6.5 bilhões de euros e o comércio de drogas, que engloba a produção e venda de crack, cocaína, heroína, maconha, Ecstasy e anfetaminas, com  5.4 bilhões. Juntos estas duas atividades representam 0,5% da riqueza produzida no país.

Pigalle, uma das regiões de prostituição em Paris.

Pigalle, uma das regiões de prostituição em Paris. Foto de Ben Shooks, no Flickr

A ONS analisou o trabalho das 60.879 prostitutas inglesas: cada uma delas recebeu em média 25 clientes por semana à uma tarifa média de 82 euros. A este valor foram acrescentadas as despesas de aluguel, de roupas de trabalho e preservativos.

Assim o Reino Unido entra para o grupo dos países que contabilizam a prostituição ao lado da Estônia, Áustria, Eslovênia, Finlândia, Suécia, Noruega.

A França não faz parte – ainda – deste grupo. Imagino que seja difícil para os franceses  classificarem certas atividades como banais indústrias que contribuem para o Produto Interno Bruto. A ministra francesa dos direitos das mulheres disse recentemente que a prostituição não é uma atividade comercial livremente consentida. Acreditar que ela possa ser é uma posição ideológica ofende milhares de vítimas da exploração sexual. Sendo assim, a França não aceita as novas exigências européias.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris