Ao longo desses anos de interação com nossos leitores, descobrimos que a maioria dos brasileiros aproveita a viagem a Paris para conhecer outras cidades da Europa. Em média, o brasileiro passa 4 dias em Paris antes de seguir viagem. Por esse motivo, fizemos nosso guia Paris: 5 roteiros para 4 dias.

Resolvemos então convidar outros blogueiros para apresentar as demais capitais da Europa no intuito de ajudar nossos leitores a fazer seus roteiros. Vamos começar por Roma, a cidade eterna. Anelise Sanchez, co-autora do ótimo blog Turismo em Roma, escreveu o primeiro post da série. Jornalista paulistana, Anelise mora em Roma há mais de uma década, onde vive com a sua família. Abaixo, ela lista os 10 motivos pelos quais você deve incluir Roma em seu roteiro.

Dez razões para programar já uma viagem para Roma

1. Suas fontes:  A água sempre representou um elemento característico da cultura romana que, desde os tempos do império, distinguia-se pela imponência de seus aquedutos e termas.

As fontes são, inegavelmente, parte irrenunciável da arquitetura da cidade eterna e estima-se que elas superem 2 mil unidades. Modestas ou de grande valor artístico e, quase sempre, circundadas por históricas e legendas, nem todas são acessíveis aos turistas. Algumas encontram-se no interior de jardins e villas particulares, mas isso não nos preocupa! Basta passear pelo centro histórico da cidade para constatar que as mais lindas encontram-se ao ar livre e só esperam você para serem contempladas.

Fontana di Trevi, em Roma

Fontana di Trevi, em Roma

 

A mais famosa, obviamente, é a Fontana di Trevi, mas além das fontes monumentais Roma também é repleta de “bicas” , aqui chamadas de “nasoni” (narigões) – em uma alusão à sua forma- de grande utilidade pública: oferecer , gratuitamente, água potável e fresquinha para romanos e turistas.

2. O por do sol: Em nenhuma outra capital européia, tons vermelhos e alaranjados pincelam o céu com tamanha maestria. Difícil não emocionar-se diante de seus reflexos nas águas do rio Tibre.

Fim de tarde em Roma

Fim de tarde sobre o rio Tibre

3. Os vestígios do Cristianismo: Não importa se você é católico, ateu ou adepto de qualquer outra confissão religiosa. Cada esquina da cidade eterna esconde igrejas monumentais decoradas pelos maiores gênios da arquitetura e pintura italiana, como Michelangelo ou Caravaggio, só para citar alguns. E o melhor de tudo: em muitas delas a entrada é grátis!

Basílica de São Pedro, no Vaticano

Basílica de São Pedro, no Vaticano

4. Para descobrir o mundo aos seus pés: Roma subterrânea. Antes de reclamar da limitada quantidade de linhas de metrô na cidade, saiba que aqui basta começar um projeto que comporte escavações para descobrir vestígios arqueológicos como, por exemplo, complexos termais ou vilas de imperadores. Hoje, um turista em Roma pode visitar atrações incríveis como a masmorra onde São Pedro e São Paulo teriam sido presos, catacumbas de mártires cristãos decoradas com grafites ou templos mitraístas, entre outras inúmeras atrações underground.

5. Trastevere:  Porque em nenhuma outra área da cidade respira-se a atmosfera pitoresca e descontraída que caracteriza esse bairro. Se, metaforicamente, Paris pode ser comparada a uma “belle fille” de ar esnobe e elegante, Roma é uma senhora âgée, mas consciente de seu próprio fascínio. Por isso, deixe-se contagiar pela magia das vielas de Trastevere e suas antigas casas, suas janelas escancaradas que exalam aroma de “sugo” e pelas marcas do tempo espalhadas em cada esquina do bairro.

Marcas do tempo nos prédios

Marcas do tempo nos prédios

6. Cafeterias históricas:  Será difícil escolher entre espresso, cappuccino, latte macchiato, mocaccino e tantas outras variedades de bebidas a base de café. Faça como os romanos: escolha a sua cafeteria preferida, sente-se e deguste com calma um bom espresso enquanto observa a vida passar.

Entre em uma das cafeterias locais e escolha sua forma predileta de café

Entre em uma das cafeterias locais e escolha sua forma predileta de café

7. Gelato! Talvez seja redundante acrescentar comentários a uma especialidade que conquistou paladares no mundo inteiro. Roma é repleta de sorveterias famosas que competem entre si para transformar o prazer de um gelato em uma emoção inesquecível. Na dúvida entre tantas sabores, prove todos eles!

Gelato!

Gelato!

8. Arte para todos os lados:  não é preciso fazer uma maratona por museus para apreciar os tesouros artísticos espalhados por toda a cidade. Mantenha os olhos bem abertos e não se decepcionará.

Roma é um museu a céu-aberto

Roma é um museu a céu-aberto

9. Pizza!  Ao contrário das pizzas servidas em Nápoles, Roma é famosa por sua pizza fininha e crocante e pela pizza al taglio, aquela aos pedaços, vendida por peso. Para os romanos, é comum acalmar a fome com um “lanchinho”: a pizza branca recheada de mortadela que, inevitavelmente, deixa suas mãos brancas de farinha e com um aroma indescritível!

Pizza com massa fininha!

Pizza com massa fininha!

10. Lojas exclusivas:  assim como Paris, Roma é repleta de lojas pitorescas. Aqui é possível encontrar desde as grandes grifes do “made in Italy” até “negozi” que mais parecem laboratórios, com roupas realizadas artesanalmente, perfumarias que realizam fragâncias únicas, inimitáveis artigos de papelaria e tantas outras tentações para todos os gostos.

Lojas charmosas, cheias de personalidade

Lojas charmosas, cheias de personalidade

Gostou? Passe no blog Turismo em Roma para descobrir mais dicas sobre a Cidade Eterna.

Informações do Conexão Paris:  Como ir de Paris até Roma.

  • Avião: a viagem de avião dura 2 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 11h40, mas fique atento as baldeações e ponto final do trem, que podem variar de estação. Os preços também podem variar de acordo com a data, o dia da semana e horário da viagem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem de caro é a mais longa, com cerca de 14h10 de trajeto, passando por lindas cidades como Genebra, Milão, Florença. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Veja também os dez motivos para você visitar Londres, depois de Paris.