por Rodrigo Lavalle

1024px-ROTONDE

La Rotonde

O Carreau du Temple, localizado no Alto Marais próximo à Place de la République, é um antigo mercado coberto típico da arquitetura em metal parisiense do final do século 19. Em outras encarnações ele já foi um mercado em madeira (após a Revolução Francesa) e um espaço fortificado dos Cavaleiros Templários (na Idade Média). A atual versão do prédio foi inaugurada em março passado após 4 anos de trabalhos de reforma, adaptação e construção.

© Fernando Javier Urquijo Studio Milou Architecture

O arquiteto encarregado pelo projeto foi o francês Jean-François Milou. Sua idéia central foi utilizar o carvalho nas intervenções contemporâneas a fim de tornar o ambiente mais quente e acolhedor, contrabalançando assim o domínio da estrutura de ferro, dos fechamentos em vidro e do teto alto.

© Fernando Javier Urquijo Studio Milou Architecture

A função do novo espaço é multidisciplinar servindo às artes, esportes, comércio e educação. Cursos e eventos esportivos, shows, concertos, desfiles de moda, artes circenses, peças de teatro e feiras acontecerão no local que está aberto às escolas, associações, criadores e habitantes da região mas também aos turistas. Fiquem ligados na programação de eventos que pode ser consultada aqui. Até agosto estará acontecendo o espetáculo circense Aranéide; no fim de setembro é a vez de um evento de street food.

Independente dos dias de eventos, o espaço possui também um café/restaurante, Les Jules (sobre o qual a Lina escreveu aqui), aberto todos dias das 08:30 a meia noite em serviço contínuo. Perfeito para um almoço tardio.

IMG_4279

O restaurante Les Jules

Em meio à crescente coolerização do Alto Marais, com a inauguração de cada vez mais lojas, bares e empreendimentos comerciais (o projeto La Jeune Rue, sobre o qual falei aqui, é um deles), é saudável para o quartier e seus moradores a inserção de um prédio público cujo objetivo seja o convívio e a interação entre as pessoas através das artes e dos esportes.

Carreau du Temple – 4 rue Eugène Spuller, 75003. Segunda a sábado das 09:30 às 21:00. Metrô linha 3, estação Temple ou linhas 3, 5, 8, 9 e 11, estação République.

Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.