Em junho, a França comemora o aniversário de 70 anos do Desembarque nas praias da Normandia. Este evento vai mobilizar um importante dispositivo de segurança. Entre os dias 5 e 7 de junho, 19 chefes de Estado participarão de 21 cerimônias. Entre eles Barack Obama, Vladimir Poutine, Angela Merkel, Élisabeth II.

Se você planejou passear por Caen e sua região nestes dias, mude rápido o seu programa.

Catedral de Bayeux

Catedral de Bayeux

A rainha Elisabeth visitará a bela Catedral de Bayeux, uma construção iniciada na idade média.

Cemitério

Cemitério americano

Obama verá o cemitério americano de Colleville sur Mer.

Château de

Château de Bénouville

Várias personalidades britânicas irão até a praia Sword Beach, situada em Ouistreham e todos jantarão no monumental Castelo de Bénouville, transformado nesta ocasião em forte ultraseguro.

Durante estes três dias o espaço marítimo normando estará fechado a partir de 300 metros do litoral com patrulhas de lanchas ultra rápidas e jet-skis. O espaço aéreo terá uma proteção especial com interdição de voos e patrulhas de helicópteros com transmissão de imagem 24h.

As pequenas e estreitas estradas da Normandia terão uma circulação regulada e aberta somente aos moradores, aos profissionais, aos visitantes ilustres e seus familiares. E no dia 6 de junho, as principais estradas ligando os pontos citados estarão fechadas.

Não entre nesta aventura.