Caramelo com manteiga salgada

Caramelo com manteiga salgada

Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Em 1343, o Rei Felipe VI criou na França o “imposto sobre o sal” tornando-o assim um artigo de luxo. Neste momento, a manteiga salgada, amplamente consumida nos lares franceses, foi substituída pela manteiga sem sal.

No reino vizinho, a Bretanha, que até então não fazia parte da França, esta lei não foi aplicada e a manteiga continuou salgada.

Na França, até hoje, come-se manteiga sem sal, exceto na Bretanha onde a manteiga salgada se tornou um dos símbolos da região.

E o caramelo salgado?

O caramelo era uma receita clássica e ancestral feita com açúcar e creme. Mas, em 1977 um chocolatier da cidade de Quiberon, na costa oeste da Bretanha, resolveu experimentar colocar um grande pedaço de manteiga salgada no caramelo. Ao mudar completamente seu gosto, ele criou um dos doces preferidos dos franceses: o caramel au beurre salé.

Receita do caramel au beurre salé:

160g de açúcar

80g de manteiga com sal

200ml de creme de leite fresco.

Em uma panelinha derreta o açúcar até virar uma calda cor de âmbar. Este processo leva de 3 a 4 minutos. Em outra panelinha esquente o creme de leite até levantar fervura.

Fora do fogo adicione o creme de leite na calda, devagarinho, sem parar de mexer até que o todo fique completamente incorporado. Se embolotar um pouco, não tem problema. Volte com a panelinha para o fogo bem baixo e continue mexendo. Adicione a manteiga, misture bem.

Depois de pronto, coloque o caramelo em um recipiente de preferência de vidro.

As maneiras de degustar este caramelo são inúmeras: com sorvetes, frutas, no recheio de crepes (outra iguaria bretã), bombons, bolos.

Você ainda pode adicionar: nozes e castanhas se quiser.

Eu gosto muito de comer na colher, com uma pitadinha de flor de sal em cima.

fonte: www.caramelaubeurresale


Clique aqui e conheça todos os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela Karen.


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris