Este se chamava fondant au chocolat e estava perfeito

Este se chamava fondant au chocolat e estava perfeito

No Brasil e nos USA ele se chama petit gâteau, mas aqui em Paris onde tudo começou, ele se chama fondant au chocolat, mi-cuit au chocolat, moelleux au chocolat ou gâteau au cœur coulant.

Claro que em matéria de chocolate devemos ser precisos. A questão merece!

O fondant au chocolat ou o moelleux podem ser mais secos. Se quisermos encontrar o coração do bolinho cru, derretendo, líquido, melhor precisarmos que queremos o mi-cuit au chocolat ou gâteau au coeur coulant. Neste caso o cozimento é rápido, o exterior cozido e o interior não.

Em várias ocasiões pedi o moelleux e o fondant e encontrei o mi-cuit. Questão de sorte.

Foi o grande chef Michel Bras que inventou esta receita hoje copiada no mundo todo. O original se chama biscuit de chocolat coulant e você pode ver a receita aqui.

Este artigo foi sugerido pela leitora Cristiane Pereira após discussão no Instagram sobre a inexistência de petit gâteau em Paris. Algumas pessoas disseram mesmo que talvez ele fosse invenção brasileira.

Pois é, agora ja sabem, ele é francês, autêntico, mas não se chama petit gâteau.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.