Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão na Europa, produção conjunta do Conexão Paris e outros blogs brasileiros sobre cidades europeias, em comemoração ao calor que enfim está chegando.

por Rodrigo Lavalle

A reforma das margens do Sena (berges de Seine) é um projeto querido e muito importante para a cidade de Paris. Seu objetivo é fazer com que turistas e parisienses se reapropriem da área e a utilizem de uma forma mais profunda, amistosa e confortável.

A primeira fase do projeto, focada na margem direita do rio, foi inaugurada ano passado – escrevi sobre o assunto no artigo Novidade nas margens do Sena. A segunda e última parte, que compreende a margem esquerda, foi apresentada ao público há algumas semanas. Ela começa em frente ao Musée d’Orsay e vai até a Pont de l’Alma.

Andando pelas duas bordas podemos perceber uma diferença não só estética mas também conceitual no trabalho que foi feito em cada uma delas. Na margem direita o objetivo parece ser o descanso e a contemplação com um projeto bem tradicional e bucólico.

Na margem esquerda o espaço foi pensado para o esporte, as brincadeiras, o encontro e a interação. O projeto tem um aspecto mais urbano e moderno. O chão é de asfalto ou de cimento onde foram pintados vários tipos de jogos. O mobiliário urbano é atípico e os pontos de apoio (bares, banheiros e quiosques de informação) são containeres metálicos. Além de tudo isso, espalhadas ao longo do caminho, existem pequenas surpresas para crianças e adultos.

 

Escada de acesso

Escada de acesso

Escadaria-arquibancada em frente ao Museu d’Orsay: o ponto de partida

Jogos

Jogos

Jogos

Jogos

Desenhos e jogos pintados no chão de asfalto. Ambiente super kid-friendly!

WC

WC

Container metálico: banheiros públicos.

Espaço descanso que pode ser alugado

Espaço descanso que pode ser alugado

Espaços chamados “Zzzz” que podem ser alugados para um piquenique particular ou simplesmente para relaxar.

Tabuleiros de xadrez

Tabuleiros de xadrez e outros jogos

As mesas dos bares servem também como tabuleiros de jogos.

Um dos bares das berges

Um dos bares das berges

Existem inúmeros bares ao longo do trajeto. Cada um possui um tipo diferente de mobiliário e de público.

Vista da ponte Alexandre III

Vista da ponte Alexandre III

Vista a partir da Pont Alexandre III. Na foto o bar/restaurante Faust onde a jeunesse dorée parisiense se encontra nas happy-hours.

Passear pelas margens do Sena em um dia ensolarado – seja a pé ou de bicicleta, sozinho ou acompanhado, em família ou entre amigos –  é um dos programas mais deliciosos e típicos a serem feitos em Paris durante o verão.

Leia também: 

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.