Uma das 50 mais elegantes

O blog de moda The Cut, pertencente à New York Magazine, elegeu essa semana as 50 francesas mais chiques de todos os tempos. Segundo eles, nos EUA há o glamour de Hollywood e na Inglaterra há a realeza, mas é na França que estão os segredos do “chique”.

E o que faz a mulher francesa ser a mais chique do mundo segundo o The Cut? Além de saber amarrar um lenço Hermès de 50 jeitos diferentes, de fazer um esforço para parecer que não fez esforço nenhum e de não engordar (oi?!), ela:

  • tem um estilo pessoal ao invés de seguir as tendências da moda;
  • compra peças de qualidade nas mais variadas faixas de preço;
  • abraça suas imperfeições e aceita sua idade;
  • está sempre maquiada porém discretamente;
  • o cabelo é desarrumadinho.

Conselhos úteis e totalmente executáveis. E, apesar de ser verdade que a parisiense é chique e elegante, quando andamos pelas ruas de Paris não vemos sempre e só essa mulher. Esse chique é mais um dos clichés construídos pelos estrangeiros sobre os franceses. Assim como o do francês mal educado e do que não toma banho. Lógico que, tanto para o bem quanto para o mal, essas construções contaram com a ajuda dos franceses em si!

A “liberdade guiando o povo” de Delacroix também está na lista

A lista abrange atrizes (Catherine Deneuve, Juliette Binoche), cantoras (Françoise Hardy, Vanessa Paradis), estilistas (Isabel Marant, Coco Chanel), escritoras (Colette, Anaïs Nin), figuras históricas (Madame de Pompadour, Condessa du Barry), artistas (Louise Bourgeois, Camille Claudel) e até personagens como a Liberté de Delacroix e a Estátua da Liberdade. Para ver a lista completa clique aqui.

Mais artigos sobre o estilo das francesas, leia: