Sabemos que estas classificações nem sempre correspondem à  realidade mas nem por isso elas deixam de ser referência.

No último The World’s 50 Best Bars  Paris foi citada somente duas vezes: o 45° lugar coube ao Bar Candelaria e o 49° lugar ao Bar do Plaza Athénée.

A razão desta baixa performance parisiense é simples.  O cocktail, estas misturas famosas que personagens não menos famosos bebem em cenas inesquecíveis de clássicos do cinema e da literatura, andou esquecido dos franceses nestas últimas décadas.

O aperitivo mais apreciado sempre foi o champagne puro. Em casa, se quiser agradar seus convidados esqueça todas as outras opções e ofereça um Ruinart Rosé. Sem erro. E nos bons restaurantes, quando pedimos sugestões para aperitivo ao sommelier a proposta primeira será sempre uma coupe de champanhe.

E uma coupe de champanhe podemos pedir em qualquer lugar,  sobretudo nos deliciosos cafés de Paris.

Em certas regiões, os franceses respeitam as tradições locais e o aperitivo será um Casanis na Córsega, um Pastis em Marseille, um vinho branco na Alsácia servidos também em qualquer café da esquina. Mesmo assim se o contexto for, digamos, elegante, o champanhe estará na ordem do dia.

Atualmente assistimos uma pequena mudança do cenário com o retorno glorioso de cocktails coloridos, deliciosos e infernais. E todos os dias lemos artigos sobre inaugurações de novos bares sob a direção de barmen jovens e dinâmicos mestres nos segredos do equilíbrio entre acidez, açúcar e álcool.

Não conheço ainda o Candelária, o primeiro bar parisiense citado pela The World’s 50 Best Bars, mas as avaliações do TripAdviser não são muito elogiosas: atendimento snob, preços exagerados.

Finalmente retorno à minha preferência pelos confortáveis bares dos bons hotéis de Paris onde você pode escolher cocktails chamados Park Flower, Purple Mojito ou optar pela simplicidade do champagne.

Candelária – 52 rue de Saintonge 75003 Paris.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.