Sabemos que estas classificações nem sempre correspondem à realidade mas nem por isso elas deixam de ser referência.
No último The World’s 50 Best Bars Paris foi citada somente duas vezes: o 45° lugar coube ao Bar Candelaria e o 49° lugar ao Bar do Plaza Athénée.
A razão desta baixa performance parisiense é simples. O cocktail, estas misturas famosas que personagens não menos famosos bebem em cenas inesquecíveis de clássicos do cinema e da literatura, andou esquecido dos franceses nestas últimas décadas.
O aperitivo mais apreciado sempre foi o champagne puro. Em casa, se quiser agradar seus convidados esqueça todas as outras opções e ofereça um Ruinart Rosé. Sem erro. E nos bons restaurantes, quando pedimos sugestões para aperitivo ao sommelier a proposta primeira será sempre uma coupe de champanhe.
E uma coupe de champanhe podemos pedir em qualquer lugar, sobretudo nos deliciosos cafés de Paris.
Em certas regiões, os franceses respeitam as tradições locais e o aperitivo será um Casanis na Córsega, um Pastis em Marseille, um vinho branco na Alsácia servidos também em qualquer café da esquina. Mesmo assim se o contexto for, digamos, elegante, o champanhe estará na ordem do dia.
Atualmente assistimos uma pequena mudança do cenário com o retorno glorioso de cocktails coloridos, deliciosos e infernais. E todos os dias lemos artigos sobre inaugurações de novos bares sob a direção de barmen jovens e dinâmicos mestres nos segredos do equilíbrio entre acidez, açúcar e álcool.
Não conheço ainda o Candelária, o primeiro bar parisiense citado pela The World’s 50 Best Bars, mas as avaliações do TripAdviser não são muito elogiosas: atendimento snob, preços exagerados.
Finalmente retorno à minha preferência pelos confortáveis bares dos bons hotéis de Paris onde você pode escolher cocktails chamados Park Flower, Purple Mojito ou optar pela simplicidade do champagne.
Candelária – 52 rue de Saintonge 75003 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
18 Comentários
Mônica
Olá!!!!
Meu marido e eu estamos indo a França no proximo dia 15/08. Queromos tomar muito vinho frances. Percebi que os melhores locais são os hoteis… é isso mesmo?! Eu pensava em desses bares com uma mesa em uma dessas calçadas francesas. Alguem poderia me indicar alguns lugares? Um grande abraço a todos e um especial a Lina.
Lina
Mônica
Tome bons vinhos no Au Sauvignon, 80 Rue des Saints-Pères em Saint Germain. Ou então na Galerie Vivienne, na cave Legrand. Em qualquer café de Paris você pode pedir uma taça de vinho.
Regina Vasconcelos
Gosto de um kir royale!
Eymard
Ja conversamos aqui sobre isso. Bar de hotel é muito bom. Ritz, Bristol, Le Maurice, W (modernoso), mandarim, monceau…..Lutetia!