Texto da leitora Maria das Graças.


Compra de bilhetes iDTGV com cartões de crédito emitidos no Brasil

Compra de passagens de trem na França é assunto recorrente aqui no blog e, por essa razão, registro, a seguir, a dificuldade que tive ao comprar bilhetes iDTGV nos 1ºs dias de julho de 2011. É importante o registro da data já que tudo muda o tempo todo no mundo.

Bilhete iDTGV é comprado exclusivamente pela Internet. A principal vantagem é o excelente preço, incomparável a qualquer outro. Mas, além do preço, temos o conforto de fazer tudo em casa. Compramos e imprimimos o bilhete e ao chegar à estação é só apresentá-lo ao agente, na plataforma de embarque, junto com um documento de identidade e boa viagem. Sobre as facilidades no embarque, é o que diz o site. Eu ainda não embarquei.

Motivei-me a comprar no site iDTGV depois de ler, no Conexão Paris, um comentário positivo de uma leitora do blog no post “Primeira Classe nos Trens Franceses de Alta Velocidade”. Essa leitora havia comprado os mesmos bilhetes aqui no Brasil.

Para começar não é obrigatório mas é desejável que abram uma conta cliente iDTGV aqui: ventes.idtgv.com/Register. É rápido e ela será útil como referência no contato com o site, nas consultas futuras, reimpressão do bilhete, etc.

O site de compra, por sua vez, é bem amigável ventes.idtgv.com e é fácil a escolha da data, classe (1ª ou 2ª), horário e assento. Chega-se ao final do processo de compra e o site avisa que o processamento pode durar até 60 segundos. Muitos 60 segundos depois e nada aconteceu. Atualizei a página e apareceu uma caixa de diálogo com a mensagem “carte de crédit refusé”. A razão eles não dizem. E ainda nos orientam a tentar até 3 vezes por dia com o mesmo cartão ou com outros.

Depois de várias tentativas frustradas resolvi consultar a FAQ (perguntas mais freqüentes) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que os cartões de crédito emitidos no Brasil não são aceitos (os meus são Visa e Mastercard Internacionais). Inacreditável no mundo de hoje! Inconformada e certa de que eu precisava fazer qualquer coisa que me permitisse comprar os meus bilhetes fui em frente.

Enviei a 1ª mensagem onde eu dizia que moro no Brasil, meus cartões foram emitidos no Brasil mas não consigo comprar bilhetes iDTGV.

A resposta confirmava o que eu já sabia. Não era possível comprar no site com cartões de crédito emitidos no Brasil. Mas se eu quisesse eles pediriam ao serviço de contabilidade deles para desbloquearem os meus cartões.

Enviei a 2ª mensagem aceitando o desbloqueio. Nesse momento o cadastro no site foi de suma importância pois informei o meu número de conta cliente iDTGV e através dele fizeram o desbloqueio. Não informei os nºs dos meus cartões. Em seguida me avisaram que os cartões já estavam desbloqueados.

Animadíssima, no dia seguinte pela manhã, tentei novamente e nada: carte de crédit refusé.

Enviei a 3ª mensagem dizendo que eu não tinha conseguido, apesar do desbloqueio dos cartões, e pedi que me ajudassem ou dissessem o que mais eu teria que fazer.

À tarde, mesmo sem resposta, resolvi tentar novamente já que eu ainda poderia fazer duas tentativas. Vocês não imaginam o meu contentamento quando no final apareceu uma página completamente diferente das que eu tinha visto até então dando todos os dados dos bilhetes e me dizendo que eu receberia um e-mail de confirmação, a partir do qual eu poderia imprimir os meus bilhetes. Maravilha! Hoje já estou com os meus bilhetes impressos.

O site é em francês, inglês ou espanhol.

Agradeço a amiga Maria das Graças esta dica e acrescento um pequeno detalhe. Quando compramos passagem iDTGV podemos escolher o ambiente do vagão. Quer um ambiente onde possa conversa com o vizinho, escutar música ou mesmo telefonar? Escolha iDZAP. Se quiser dormir e ficar tranquilo no seu canto, a opção é iDZEN.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.