Depois de ter falado das pequenas cidades da rota do vinho no primeiro artigo,  ter citado o Museu do Automóvel de Mulhouse no segundo artigo, neste aqui o assunto é Colmar, uma das principais cidades da região.

Antes mesmo de falar sobre suas ruas, bairros e monmentos, inicio o artigo sobre Colmar citando um museu e uma obra de arte que atrai viajantes do mundo inteiro.

Musée Unterlinden possui uma das obras mais dramáticas e belas do estilo gótico, o Rétable d’Issenheim de Mathias Grünewald e Niklaus von Hagenau. Os painéis foram realizados entre 1490 e 1510 graças à encomenda do Monastério dos Antonins d’Issenheim, um dos pontos de parada para a peregrinação até Saint Jacques de Compostella. Esta obra inspirou e inspira  artistas, escultores e designers. O museu se encontra perto de centro de Colmar.

Colmar atraí também milhões de turistas pelo romantismo de seus bairros e pela qualidade do seu patrimônio arquitetural. A cidade é pequena e fácil de ser visitada. A região mais turística encontra-se na parte mais antiga da cidade .

Visitem sobretudo a Petite Venise, pequeno bairro atravessado por um canal cheio de restaurantes e  lojas interessantes.

Na entrada da Petite Venise se encontra o Marché Couvert – Mercado Coberto – antiga contrução de tijolos. O mercado está aberto todas as quintas e vale uma visita.

Na região histórica de Colmar encontramos várias construções extraordinárias. A que mais me chamou a atenção foi a Maison des Têtes, a Casa das Cabeças.

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que neste famoso endereço se encontra um hotel/restaurante quatro estrelas. Um dia voltarei para conhecê-los com calma. Fiz uma pequena pesquisa e as críticas são elogiosas. O hotel parece ser confortável e bonito. Ele possui somente 18 quartos. O restaurante está classificado entre os melhores da cidade.

A visita do Museu de Underlinten e da cidade pode durar o dia todo levando em consideração uma pausa almoço. Eu almocei em pequeno restaurante honesto chamado La Table du Brocanteur – 23 rue d’Alspach –  perto da Petite Venise. Um prato + sobremesa por 12 euros.

Hotel e Restaurante Maison des Têtes – 19 rue des Têtes – Colmar. As diárias começam em torno de 100 euros. Para maiores informações e reservas online eu indico o site booking.com. Cliquem aqui.

Outro bom hotel é o Hotel Roi Soleil Prestige – 26 rue des Métiers – Colmar. Se o Maison des Têtes se encontra no centro e localizado em um dos prédios mais antigos de Colmar, este aqui está na entrada da cidade e possui decoração contemporânea. As diárias começam em torno de 90 euros. Para maiores informações e reservas cliquem aqui.

Como ir de Paris até Colmar

. De avião. A viagem de avião até Estrasburgo, a principal cidade da região, dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Estrasburgo, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

De trem. Em 2h20 é possível fazer Paris Gare de l’Est /Colmar. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Verifique também se há baldeação em Estrasburgo. Se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

De ônibus. É possivel ir de ônibus até Estrasburgo, depois pegar carro ou trem regional até Colmar.  A viagem de ônibus até Estrasburgo costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.