O bar do Hotel Meurice, o 228, é considerado um dos melhores bares de Paris  (ele está na lista dos melhores bares do guia Conexão Paris 2).

Lendo os jornais hoje de manhã, me surgiu a idéia deste artigo. Escrever um post sobre um programa para o final da tarde, um aperitivo mais prolongado.

Tome posse de uma poltrona confortável do 228, peça uma coupe de champagne ou uma taça de vinho. Deixe o tempo passar lentamente.

Quando bater a necessidade de comer algo, peça um club sanduíche. Esta escolha  acabou de ganhar o honrado primeiro lugar em um concurso realizado pelo Figaroscope dos melhores clubs de Paris.

Como será um sanduíche preparado pelo grande chefe três estrelas Yannick Alléno?

O hotel Meurice vende uns trinta clubs por dia.  Eles são feitos com tomates frescos, mas não qualquer tomate, o que se chama coeur de boeuf – ou “coração de boi” – um tomate tão doce que realizamos que se trata de uma fruta e não um legume. Sem casca, claro, e temperado com azeites especiais. Em seguida o peito de frango é de frango caipira assado lentamente em churrasqueira vertical. O pão de forma é comprado no Harry’s ( para falar a verdade, nestas alturas meu conhecimento da gastronomia deixa a desejar). A alface é somente o coração da alface, bem crocante e verde claro. A maionese é  feita na hora com  mostarda savora. O bacon é o ibérico, o mais saboroso de todos. São três camadas de pão torradinho, bem dourado e duas de recheio. O sanduíche vem acompanhado por fritas maison, preparadas com batatas que se chamam Mona Lisa.

Esta a receita clássica. Porque você pode pedir um club de salmão defumado ou um vegetariano (todos custam €25).

A partir das 19.00h a sensação de bem estar será perfeita. Você estará na companhia de três músicos – um piano, uma guitarra e uma bateria – e este final de tarde pode se prolongar até altas horas da noite.

228 – 228 rue de Rivoli 75001 Paris – aberto das 12.00h às 2.00 da manhã. Serve almoços rápidos, chas da tarde, aperitivos e jantares leves. A partir das 19.00h, todos os dias, música ao vivo.