Você tem três opções para ir a Versailles de trem:

  1. De trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final na estação Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo. Ao descer do trem siga o fluxo de pessoas. A linha do RER C passa por várias estações em Paris: Saint Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel. Veja o mapa do metrô e do RER clicando aqui.
  2. De trem linha N à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.
  3. De trem linha L à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.
  4. De trem linha U à partir da estação La Défense até a estação Versailles Chantiers.

 

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho cerca de 15 minutos até o castelo.

Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.

Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

A reforma do Petit Trianon ficou pronta.

Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.

Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.

Veja aqui outros artigos sobre Versailles