As férias de julho estão chegando e os leitores começam a me pedir sugestões para circuitos parisienses que vão agradar as crianças. Em primeiro lugar, claro, a Eurodisney. Confesso que nunca fui mas sei que é muito fácil, basta pegar o trem RER linha A, 35 minutos mais tarde você desce na estação Marne la Vallée/Chessy e a entrada do parque está a 2 minutos de caminhada. Em seguida o Parque Asterix que também não conheço. Mas posso informar que existe um serviço de ônibus que liga o Museu do Louvre ao parque. Entre no museu pelo o Carrousel do Louvre, na rue de Rivoli. Desça até o nível das lojas e pegue as escadas do hall Charles V. A saída é todos os dias as 8,45 e volta as 18.30. Preço: 19 euros adulto e 13 euros criança.

Não fique aflito porque os programas de Paris conheço todos. Alguns já citei várias vezes mas agora decidi criar uma categoria especial para as crianças. Os já citados são La Villette, La Geode e o Museu Nacional de Historia Natural.

Neste último uma grande novidade acaba de chegar. Trata-se de uma lula gigante que foi pescada em 2000, em seguida passou por um processo que se chama em francês plastiné e agora está sendo exposta ao público. Todos os outros spécimens de lulas gigantes expostos mundo afora são exibidas dentro de álcool. A lula gigante do museu francês sofreu este tratamento e está sendo exposta no seu habitat natural. Uma grande novidade. Confesso que ainda não entendi o que fizeram com a lula mas a impressão da dá é que foi plastificada.

Mesmo que você esteja em Paris sem crianças eu aconselho uma visita a este museu. Ele possui uma galeria que se chama Galeria da Evolução que é, em termos de decor, uma maravilha. Além disto ele está situado dentro do Jardin des Plantes que é agradabilíssimo.

Museum d’Histoire Naturelle – 36 rue Geoffroy Saint Hilaire 75005 – Paris metro

www.mnhn.fr

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.