Por Karen Goldman, chef brasileira em Paris responsável pelos tours gastronômicos do Conexão Paris.

Se pronuncia fuê. Pode chamar também de batedor de arame mas o nomezinho dele é esse: fuê (Fouet).

Este utensílio, obrigatório em qualquer cozinha francesa, é essecial para o preparo de receitas clássicas: chantilly, soufflés, mousses, maioneses e muitas outras. O fouet tem diversas funções e uma delas é agregar ar ao mesmo tempo que mistura os ingredientes. Ao agregar ar, a mistura  aumenta de volume e fica  mais leve e com outra textura.

Ele serve também para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar, sal, fermento e quebrar pelotas inconvenientes.

Com o tempo você descobrirá suas dezenas de utilidades e verá como ele é importante na cozinha. Prefira os de aço inox. Os de silicone e plásticos são mais frágeis e duram menos.

Se você ainda não tem um fouet, compre o seu primeiro. Vai amá-lo.

Se já tem um em casa, lhe apresento a família completa dos fouet!

Fouet clássico

Fouet clássico

Fouet classico com diferentes dimensões, as tradicionais são: 17cm, 22cm e 27cm. Para líquidos e misturas secas.

 

Fouet molho

Fouet molho

Fouet de molho: muito parecido com o fouet clássico só que com o corpo mais alongado, não agrega tanto ar quando o outro mas é muito bom para bater molhos e cremes. As vezes você tem um fouet de molho em casa e nem sabia, não tem problema.

Fouet plano

Fouet plano

Fouet plano: serve para bater pequenos volumes e para preparações que contem produtos delicados como ervas por exemplo. A versão em espiral plana é própria para recipientes altos e é ideal em preparações com ovos, como omeletes e ovos mexidos.

Fouet bola

Fouet bola

Fouet bola: ele é duas vezes mais rápido que o fouet clássico. Graças a sua pequena bola de cerâmica que fica entre os fios, ele demanda menos esforço para bater as misturas que precisam de ar. Esta bolinha se movimenta durante a preparação e ajuda a dissolver pelotas e misturar rapidamente os líquidos. É excelente para bater claras em neve e mousses com rapidez.

Fouet emulssão

Fouet emulsão

Fouet de emulsão: não se trata de um fouet como os outros. Ele é usado principalmente quando a preparação já esta pronta. Ele serve para emulsionar, agregar volume rapidamente e é usado em misturas leves como: vinagretes, massas de crepe, maionese.

Fouet Mini

Fouet Mini

Mini Fouet: é utilizado na preparação de cocktails e outras bebidas como chocolate quente. Ele possui a mesma função que o clássico só que com o tamanho reduzido que o para entrar nos copos e xícaras.

Agora uma receita que usa o ar como combustível:

Souffé de maçã

Souffé de maçã

Soufllé de maçã (para 6 a 8 pessoas, depende do tamanho do seu potinho de soufflé)

4 ou 5 maçãs gold

5 claras de ovo

40 g de açúcar (mais um pouco para untar os potinhos)

1 pitada de sal

Manteiga para untar

Açúcar e canela para decoração (opcional)

Descasque, tire as sementes das maçãs e corte-as em cubos médios. As cozinhe em uma panela com metade do açúcar (20g) e um copo pequeno de água. Deixe o líquido todo evaporar e mexa bem até obter uma compota bem seca. Reserve em temperatura ambiente.

Preaqueça o forno 210 graus. Unte generosamente os potinhos do suflê com manteiga e açúcar. Deixe na geladeira por 10 minutos. Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Um pouco antes delas ficarem firmes, acrescente o restante do açúcar. Com a ajuda de uma espátula, incorpore delicadamente as claras em neve à compota.

Preenche os potinhos, limpe o contorno para que eles cresçam com perfeição e coloque no forno preaquecido por 12 a 15 minutos. Salpique o açúcar e canela em cima. Sirva imediatamente!

Importante: os soufflés não esperam ninguém! Se não for servido na hora, murcha e fica feio! Mas saindo do forno é insuperável!

Bon appetit!

Clique aqui para conhecer a proposta da Karen.


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris