Os circuitos dos campos de lavanda da Provence

Vários são os circuitos para você conhecer os campos de lavanda  da Provence. Abaixo,  conheça os dois mais famosos:

O mais conhecido se encontra no Luberon, nas proximidades da cidade de Sault,  situada aos pés do Monte Ventoux. Se você circular pelas pequenas estradas em torno desta “capital da lavanda”, verá as paisagens dos cartões postais. Recentemente, fui da cidade de Gordes até Aurel, pequeno vilarejo medieval. Clique aqui para conhecer o circuito.

Outro roteiro cartão postal passa pelas plantações de lavanda da planície de Valensole, que se encontra entre as cidades de Manosque e Puimoisson. Esta opção se encontra no meio do caminho entre o Luberon e o maravilhoso Parque do Verdon.  Veja aqui.

Os campos estão floridos entre final de junho e início de agosto. Com a mudança climática, as flores são colhidas cada vez mais cedo. Às vezes, no final de agosto, já não temos mais o espetáculo da ondulação da lavanda.

O site Les routes de la lavande propõe seis roteiros. Os dois acima estão incluídos. Os outros quatro, não os conheço. Mas fica aqui a informação.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Artesanato: vidro contemporâneo

O interior da França no inverno

Um dia nos arredores de Aix en Provence

97 pitacos, participe desta conversa

  1. gianne disse:

    Vou chegar de navio e passar o dia . Gostaria de saber se consigo ,visitar os campos de lavanda ,com algum tipo de van……. se tem ideia de qto tempo levo pra conhecer e voltar pro navio…..bj

  2. Marcia Guimarães Ribeiro disse:

    Segui suas dicas e amamid a Provence. Lina, podes dizer-me quais foram as dez vilas mais bonitas de 2014 escolhidas pelos franceses. Grata

  3. Solange Costa disse:

    Ricardo, vou pra Procence em 12.08 e quero muito ver os campos de lavanda e ainda a festa da colheita. Ainda será possível nesse período! Tem alguma programação disponível?
    Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Solange, você está vindo bem no final dos últimos períodos de floração. Em Ventoux, Luberon, Lure e da Haute-Provence ao Verdon ela vai até o dia 15 agosto.
      Abraços.

  4. Marcia Guimarães Ribeiro disse:

    Oratico= prático

  5. Marcia Guimarães Ribeiro disse:

    Estou amando este blog, por ser interessante, oratico e vcs super prestativos.

  6. Greice Villar disse:

    Oi Lina,
    Vamos, marido e dois filhos adolescentes p Paris de 18/04/15 a 24/04. Quero muito conhecer os campos de lavanda. Uns dois dias. Qual a melhor cidade e dá pra ter alguma vista florida? Obrigada.

  7. Ludmilla disse:

    Vou na segunda semana de maio para a franca e gostaria de saber se já consigo ver os campos de lavanda em provence ? Estava pensando em ficar dois dias no máximo para conhecer o vale do loire … Em dois dias da para aproveitar ?! Bj

  8. MônicaSA disse:

    Lina e Rodrigo,

    Obrigada pela atenção. Seguirei a dica.

  9. MônicaSA disse:

    Lina,

    Por favor me ajude. Estou numa verdadeira “Escolha de Sofia”. Pretendo ir à região da Provence em julho e não sei qual cidade escolho como base: Aix ou Avignon. O interesse maior é ver os campos floridos. Aguardo sua valiosa dica. Obrigada

  10. Pedro disse:

    Olá! Gosto bastante do seu blog! Gostaria de uma ajuda: tenho duas semanas em julho, e quero conhecer a Provence e Côte. Pergunto: é um bom tempo ou tempo demais? Daria para ver essas regiões e ficar uns 3 dias em Paris (já conheço) ou Milão, ou vale a pena ficar as duas semanas só lá? Obrigado!!! Pedro.

  11. Ricardo disse:

    Oi Lina,
    Estou de volta aqui para comentar nossa viagem de 20 dias. Na região. Nice não é apenas um ponto de apoio para visitar outras cidades. A cidade é linda cheia de restaurantes e passeios excelente para simplesmente ficar. No caminho de Monaco, Villefranche Sur Mer merece uma visita. Monaco é imperdível com seu luxo e exclusividade. Não gostamos do tão comentado Marché de Ventimiglia, muitas barracas vendendo produtos chineses. Para quem já conhece algumas cidades italianas, não perca seu tempo.
    Todas as outras cidades da Riviera mencionadas aqui são especiais, merecem calma e atenção. Em Cannes nosso hotel era próximo ao antigo bairro Le Suquet cheio de restaurantes chiques e de jovens.
    Aix Provence é muito especial, dormimos 3 noites, uma cidade para curtir a pé, muitos jovens alegres e barulhentos.
    De Gordes fizemos as cidades aqui mencionadas. Lamentei não ser época das lavandas, mas a satisfação é total. Uma cidade que me recomendaram e adoramos, valeu a distância, foi Lourmarin. No Youtube existem excelentes filmes.
    Seria importante dar um alerta aos futuros visitantes. Nosso carro estava dentro de um estacionamento, mesmo assim alguém quebrou o pequeno vidro lateral e roubou alguns objetos que estavam no porta-malas. Na polícia nos disseram que acontece muito esse tipo de coisa, portanto tomem muito cuidado com objetos deixados nos carros, os meliantes percebem pela placa que se trata de carro alugado.
    Minha nota para a viagem foi 1.000, ainda mais porque demos uma esticada até a cidade de Portofino na Itália. Também valeu até o último centavo.
    Obrigado pelas dicas LINA, grande abraço.

  12. Doris disse:

    Oi Lina!
    Adoro o Conexão Paris.
    Eu e meu marido vamos para Marselha no dia 10 de maio de 2014. De lá a ideia é conhecer um pouco da Provence. Digo um pouco porque teremos 10 dias para ficar na região. Como tem muitas cidades e lugares interessantes o que aconselhas a visitar? É recomendável alugar um carro? Estamos muito habituados a viajar e não temos problema com a língua. Muito agradecida. Doris

    • Lina disse:

      Doris
      Alugue um carro e conheça Marseille, Saint Tropez, Nice, Cannes, Mônaco, Saint Paul de Vence, Eze…
      Vale a pena conhecer a costa com calma. Ela é linda. Depois suba para a Provence e conheça Aix en Provence, Avignon, Gordes,Rousssillon…

  13. Alice disse:

    Oi Lina,
    Qual mês começam a florescer? Em maio será possível vê-los?
    Há campos próximo a Aix en provence?
    De Aix a Nice, o que me aconselha ver?
    Obrigada

    • Lina disse:

      Alice
      Os campos estão floridos em junho. Em função do clima, todos os anos o período exato pode variar.
      De Aix a Nice você passa por Saint Tropez, Cannes…

  14. Joice disse:

    Oi Lina, existe alguma empresa que faça um desses passeios saindo de paris ? Pode me indicar por gentileza? Da pra fazer em 1 dia? Grata!

    • Lina disse:

      Joice
      Não da para fazer ida e volta Paris Provence em um dia. Teria que dormir pelo menos uma noite por lá, o que é uma pena. O ideal seria ficar na região pelo menos 3 ou 4 dias.

  15. Ricardo disse:

    Lina, falar inglês é suficiente? Em 2008 na Borgonha tive muita dificuldade com a língua.

    • Lina disse:

      Ricardo
      Você não vai morrer de fome, digamos. Mas os profissionais do turismo estão acostumados com turistas que não falam francês. Nos bons endereços encontrará sempre alguém que fale inglês.

  16. Manu disse:

    Lina, é possível acessar os campos de lavanda utilizando transporte público? Terei muito pouco tempo, qual melhor cidade para visitá-los?

    • Lina disse:

      Manu
      Os campos se encontram em Valensole. Como sempre andei de carro pela região…Mas uma leitora disse que visitou as cidades de ônibus. Chegando na Provence procure o Office du Tourisme. Eles te darão as informações.

  17. Ricardo disse:

    Lina, obrigado pela pronta resposta. Pelo o que disse vai sobrar tempo. As outras cidades da região são menos interessantes se comparadas com as que citou? Você acha que vale uma esticada para conhecer Portofino, mesmo que já seja na primeira quinzena de outubro?

  18. Ricardo disse:

    Oi Lina, parabéns pela disponibilidade em ajudar as pessoas. Chegaremos a Nice em 25 de setembro e partiremos em 15 de outubro. Quais cidades você sugere que visitemos, quando tempo deveremos dedicar a cada localidade? Obrigado, viu?

    • Lina disse:

      Ricardo
      Mas que maravilha, você vai ficar 20 dias na região?
      Fique em Nice pelo menos 5 dias para conhecer a região:Eze, Saint Jean Cap Ferrat, Mônaco, Vence, Saint Paul de Vence…
      Em seguida vá para Cannes e fique pelos menos 3 noites para conhecer a cidade e também Saint Tropez.
      Em seguida Marseille: pelos menos 2 noites.
      E comece a subir em direção à Provence para conhecer Aix en Provence, Avignon, Gordes, Roussillon, Lacoste, Apt, Oppede le Vieux…

  19. Fabiana disse:

    Olá meninas!! Gostaria de uma ajuda… Gostaria de conhecer os campos de lavanda de carro, e gostaria de saber se dá pra fazer isso tranquilo sem ser por agencia? É possível entrar nos campos a qualquer hora, ou somente com guia? No site les routes de la lavande encontrei o mapa com as áreas que estarão floridas no periodo que eu vou (inicio de agosto) mas como só vou ficar 2 dias, queria fazer de carro para não perder tempo. Tenho medo de não conseguir localizar as fazendas se não for por visita guiada. O que me sugerem? Se puderem me dar as dicas agradeço.

  20. rosangela disse:

    oi lina,
    boa tarde. iremos para provence no inicio de setembro. o que os aconselha visitar, ja que o periodo das lavandas estarao encerradas?
    grata

    • Lina disse:

      Rosangela
      O charme da Provence se encontra nas suas cidade pequenas, Roussillon, Gordes, Baux de Provence…No charme de Aix en Provence e Avignon. Os campos são apenas um detalhe.

  21. daniela lopes disse:

    Oi Lina, estamos indo para a Provance dia 11/06. Gostaria de saber se vou pegar as lavandas florecendo ! Ver aqueles campos lindos e onde estão os mais bonitos.Existe algum guia que fale portugues para nos auxiliar lá ?? Beijo e obrigada, Daniela

    • Lina disse:

      Daniela
      Pedi,no outro artigo sobre a Anatê, que entre em contato direto com ela. No artigo você tem o email de contato. Ela te dará informações sobre os campos de lavanda.

  22. Gabriela disse:

    Oi Lina, em primeiro lugar parabéns pelo blog, é o máximo!!! Fiquei com vontade de ir em todos os lugares que vc sugeriu, mas como terei somente 9 dias não da para fazer tudo e queria muito a sua ajuda. Vou no começo de julho com o meu marido e queria fazer uma viagem bem romântica e tranquila. Fiquei apaixonada pelo seu post sobre Valensole, Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon. Além disso, vi que você sugere Avignon, Aix en Provence, Luberon, Roussillon, Baux de Provence, Lacoste, Saint Paul de Vence, Nice, Cannes, Saint Tropez e Mônaco (se hospedando em Aix, Luberon, Moustiers Sainte-Marie e Nice), certo? Não fica muito corrido? Quantas noites você sugere que eu fique em cada cidade? Por último ideal seria alugar o carro em Avignon e devolver em Nice, pegando trem de/para Paris dessas duas cidades? Tem transito por lá? Muito obrigada!

    • Lina disse:

      Gabriela
      Você tem que escolher. Senão a viagem fica carregada.
      Pegue trem de Paris para Avignon, alugue carro e conheça a Provence: Avignon, Aix en Provence, Gordes, Roussillon, Lacoste, Baux de Provence… Fique hospedada em Avignon ou Aix en Provence. Fique 4 dias.
      Depois vá para a Côte d’Azur de carro e fique hospedada em Nice. Pegue a estraga des Gorges du Verdon. Você verá o rio, mas não terá tempo para mais do que isto.
      Na Côte conheça: Nice, Cannes, Saint Paul de Vence, Mônaco…
      Devolva o carro em Nice. A viagem de volta Nice Paris é mais longa porque não o trem alta velocidade é somente à partir de Marseille. Você escolhe então entre trem ou avião.
      O site para informações sobre tempo de viagem e custo das passagens de trem é este abaixo:
      http://www.voyages-sncf.com/

  23. marcos Cysne disse:

    Olá, gostei do que li no seu blog e passo a participar. Gostaria que me ajudasse a fazer um roteiro, para mim e minha namorada, de 3 a 4 dias de bike, podendo alternar com trem ou ônibus. Seria no começo de agosto. A proposito, essa é a estação das lavandas e o verão, a região fica realmente muito lotada de turistas e os preços sobem muito?

  24. Neusa Reis disse:

    Lina , sou eu de novo, esqueci de dizer que também podemos ir em outro período que não seja muito caro, porque na verdade queremos viver por aí um tempo, só pra sentir o gostinho de morar na provence e viver o dia a dia das pessoas e rdos lugares. Se for possível pretendemos alugar um carro para andar pela região

  25. Neusa Reis disse:

    Lina, preciso de algumas informações importantes para realizar um sonho e conto com você para me orientar. Eu e meu marido estamos querendo passar uns 03 meses na Provence, morar aí por este período e aprender um pouco mais de francês. Perguntas: qual é amelhor época para se ver as lavandas?
    - quanto custa alugar um apto. pequeno para 2 pessoas,por mês?

  26. Vera disse:

    Olá,
    Vou para a região de Aix-En-Provence entre 24 e 30 de Julho, será que nessa altura ainda conseguimos ver os campos de Lavanda floridos? Ou deveriamos ir mais cedo?

    Obrigada e Parabéns pelo Blogue.

    • Lina disse:

      Vera
      Normalmente a lavanda é colhida no verão e você estará lá no final de julho. Mas não tem data certa. A colheita depende do clima.

  27. Renata Henriques disse:

    Ola a todos! Vou ficar uma a semana de 17/6 a 23/6/13 na região da Provence. Gostaria de dicas de roteiro para otimizar o pouco tempo que tenho. Gostaria de conhecer os campos. Como? Qual a melhor cidade para ter uma base para conhecer os campos. Vou ficar em Marselle uns 2 dias.
    Qual a cidade da Cote mais próxima de Marsella? Grata a todos.

    • Lina disse:

      Renata
      Marseille não está na Provence e sim na Côte D’Azur.
      Se ficar em Marseille poderá conhecer Aix en Provence e Avignon que estão na região da Provence.
      Em dois dias acho que pode conhecer Marseille e as duas cidades citadas.

Próximos 47 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.