Como usar celulares na França

Este texto é uma colaboração do leitor Ricardo Cardozo.

Qual a novidade?

Os aparelhos vendidos no Brasil eram bloqueados e só funcionavam com o chip da operadora que vendia o aparelho.

Isto é passado. As operadoras agora, à pedido do usuário, desbloqueiam os aparelhos que passam a funcionar com chip vendido por qualquer operadora.

E daí?

Daí que isto possibilita a quem vai viajar para o exterior, levar seu aparelho e chegando ao país de destino adquirir um chip de uma operadora local e ter um número de telefone local, pré-pago, para falar ou acessar internet conforme as promoções ou pacotes de serviços adquiridos.

Isto funciona na França?

Sim. As principais operadoras da França, a Orange e a SFR (Vodafone) comercializam chips na categoria pré-pagos, sem qualquer tipo de obrigação, somente com a apresentação de um documento de indentidade válido (passaporte).

Onde posso obter mais informações?

http://boutique.orange.fr

www.sfr.fr

Será que vale a pena?

Bem, aí vale a decisão de cada um. Posso falar no meu caso, que uso um iPhone 3GS.  Para mim o ponto principal é o acesso a internet. Na Itália, em 2009, antes de comprar o chip da TIM italiana, só acessava internet nos locais de WIFI grátis. Depois que comprei o chip tudo mudou. O acesso a internet foi massivo com uso intensivo de Google maps para me locomover, além de ligar para reservar restaurante, para saber horários, etc. Ainda tive a sorte de comprar uma promoção que permitia ligar para o Brasil por €0.70 o minuto.

E em Paris?

Para quem usa o iPhone é uma festa. Tem um aplicativo da AppleStore sobre Paris. Um dos melhores é o da RATP que coloca todo o sistema de transporte público de Paris no seu aparelho. Mas só é possível usar com acesso a internet.

E quem não tem iPhone?

A rede das operadoras na França é no mínimo igual ( estou sendo bonzinho com as nossas operadoras) a do Brasil. Se possuir um aparelho compatível (tri-band) e com tecnologia GSM, GSPR, EDGE ou 3G, que também temos no Brasil, a operação será similar a do Brasil. Quem possuir um smartphone, que tenha acesso a internet no Brasil, poderá acessar de forma similar em outros países também.

E as tarifas?

Visitem os seguintes endereços:

Orange: htp://boutique.orange.fr

Sfr: www.sfr.fr

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

244 pitacos, participe desta conversa

  1. Tiago disse:

    Vou ficar um ano lá (Nice), e gostaria de saber como seria para adquirir uma linha e afins. Eles solicitam algo em especial?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Tiago, as empresas de telefonia celular solicitam comprovante de residência e conta em banco francês. A operadora Free, apesar de não ser a melhor, é menos burocrática com relação a isso.
      Abraços.

  2. Ubiratan Pinho disse:

    Gostaria de saber quantas operadoras de telefone pré pagos tem na França?
    O meu galax note edge está bloqueado numa dessas operadoras, sei com certeza que Não é a Orange.
    Mas tem outra, um de cor predominante verde.
    Pode me saudar, por favor.
    Obrigado.

  3. Daniel Figueredo disse:

    Olá Rodrigo e parabéns pelo site. Meu iPhone é da TIM. Posso usar qualquer operadora em Paris no meu celular ou tem alguma correspondente a operadora lá?

    abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Daniel, não sei qual seria a correpondente da TIM na França. Se o seu iPhone for desbloqueado você pode comprar o chip de qualquer operadora francesa (Orange, SFR, Bouygues, Free, Lebara, etc).
      Abraços.

  4. Luis Wagner Domingos disse:

    Olá… Comprei um chip da Tim em Roma semana passada e segundo o vendedor eu teria acesso à Internet em toda Europa. Cheguei em Paris hoje e não estou conseguindo acessar. Que dica vc me dá?

  5. Raquel disse:

    Comprei um chip da orange em Madrid, posso usar esse número normalmente em Paris ou será cobrado taxas de roming como as operadoras no Brasil?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raquel, não sei te informar com certeza mas acredito que será cobrado roaming pelo fato de ser chip pré-pago. Sugiro que você vá até uma loja da Orange e se informe.
      Abraços.

  6. rosany disse:

    preciso de informaçao de rede wifi no aeroporto de Paris.

  7. paulo da silva disse:

    paulo
    eu tenho um chipe da operadora syma mas não sei nunca quanto saldo tenho , gostaria de saber que código tenho de digitar para mostrar o saldo que tenho

  8. Lorena disse:

    gostaria de saber se o meu GPS funciona em Paris se ativada a internet da TIM, ou se preciso adquirir um chip de alguma operadores de lá?

  9. Nice disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho,
    Você saberia dizer-me se em Paris tem cobertura nextel?

  10. antonio carlos disse:

    por favor , minha filha esta em Paris comprou um cartao Syma ,m ela nao consegue usa-lo , ela nao sabe nem o numero do telefone , no cartao tem este numero ? como ela faz para registrar e fazer funcionar . desde ja agradeço .

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Antônio, não conheço essa empresa e como funcionam os chips dela. Diga a ela para ir à loja onde ela comprou o cartão e pedir ajuda ou então na recepção do hotel onde ela está hospedada.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.