Giverny: a casa e os jardins de Monet

 Post atualizado em MAIO de 2013

Em Giverny, a 75 km de Paris, encontra-se a casa onde morou Monet por 43 anos, entre 1883 e 1926. Trata-se de uma passeio maravilhoso, sobretudo na primavera.

Detalhe do jardim da casa de Monet, em Giverny. Foto de Angela Ake Hurst:

Além da visita à casa do pintor e à sua coleção de estampas japonesas, é possível visitar os jardins da casa, que foram pintados repetitivamente por Monet. Ou seja, a visita aos jardins é como contemplar,  ao vivo, os quadros do mestre do impressionismo.

O famoso lago da casa de Monet, em Giverny. Foto de Vince

O famoso lago da casa de Monet, em Giverny. Foto de Vince

 

Se você não conhece as obras de Monet, recomendamos então a visita ao Museu da Orangerie, o onde estão expostas as Nympheas, o conjunto de quadros, todos eles retratando o jardins da casa de Giverny.

A pequena ponte japonesa e o lago, em quadro de  Claude Monet

A pequena ponte japonesa e o lago, em quadro de Claude Monet

 

Os lírios de água do lago, retratados incansavelmente por Monet

Os lírios de água do lago, retratados incansavelmente por Monet

Como chegar:

  • O mais fácil é ir de trem: na estação Saint Lazare, compre uma passagem para o trajeto Paris/Rouen. Desça em Vernon. A distância entre Vernon e Giverny é de 7 km. Você tem várias opções para este percurso: pegar um ônibus que sai à cada 15 minutos de Vernon para Giverny; alugar um bicicleta na estação mesmo; pegar um táxi e por fim escolher… pé na estrada, é pertinho.

Leia também:

Publicidade

Veja Também

Abertura das Grandes Águas Musicais de Versailles

Restaurante perto da Fundação Monet em Giverny

A riqueza do patrimônio francês: de Paris a Giverny

333 pitacos, participe desta conversa

  1. Gustavo disse:

    Boa noite amigos!
    Fiquei com uma dúvida. É fácil pegar um táxi de Giverny até a estação de trem de Vernon? Imagino que na estação tenha ponto de táxi para Giverny! Mas para a volta será que encontro um táxi fácil na saída dos jardins de Monet? Pergunto apenas para o caso de optarmos por esse tipo de transporte! Obrigado!

    Abraço, Gustavo

  2. Gil disse:

    Prezado Rodrigo,
    é necessário comprar o TGV Paris-Rouen com antecedência para visitar Giverny conforme explicado no texto ou posso comprar o ticket no dia que desejar fazer o passeio?
    Abs
    Gil

  3. fernanda disse:

    Olá, vou ir em outubro para Paris e pretendo ir em Giverny, vou estar próxima a estação RER Champs de Mars. A minha dúvida é: eu consigo ir com esse trem até Vernon ou vou ter que fazer baldiação em algum lugar? Obrigada!!

  4. Josiane disse:

    Comprei as passagens de ida e volta Paris/Giverny antecipado pelo SNCF

    Apareceu para mim a opção de e-ticket. Fiz certo em optar pelo e-ticket, ou era melhor retirar os bilhetes lá?
    Já imprimi, Preciso validar mesmo assim esses e-tickets na maquininha?

    Peguei a ida para 08:20 e a volta para 12:49. VocÊs acham que é tempo suficiente para a visita, passar na lojinha e comer algo por lá? Se não for, com esse bilhete comprado para 12:49 eu posso pegar o próximo trem, já que não tem reserva de assentos? Caso positivo, eu tenho que trocar na estação antecipadamente?

    Obrigada por todas as ajudas, vocês são demaaaaaaaaaaaaaaais!!! :)

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Josiane, o e-ticket não precisa de validação. Leve um documento. Eu acho pouco tempo para tudo isso, principalmente porque depois de chegar em Vernon é preciso pegar um ônibus até Giverny e depois andar um pouco.
      Não sei se você pode pegar o próximo trem com o mesmo bilhete. Pergunte na estação antes de embarcar.
      Abraços.

  5. Mara disse:

    Estou indo para Giverny neste proximo sabado dia 29, e fiquei um pouco confusa, os jardins abrem no dia 29 de março ou 1 de abril? Obrigada desde já

  6. Christiane disse:

    Oi Lina! Vc saberia informar como faço para ir de trem de versailles para Giverny? Desde já, gostaria de lhe parabenizar pelo blog maravilhoso!!!!

  7. Silvia Azevedo disse:

    Adorei tudo o que li. As dicas sāo ótimas.
    Vou ficar acompanhando.
    Já perdi a conta das vezes que fui à Paris, mas ainda nāo fui aos Jardins de Monet. O resto do país, quase todo, fizemos de carro. Adoro a França. Obrigada.

  8. Marildes Lopes disse:

    estarei viajando em junho/2o14 p/Paris. Penso em ir a Giverny, e gostaria de saber os preços atuais de passagem. Grata

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marildes, a passagem de trem Paris-Rouen custa 23,50€. Você desce em Vernon e depois pega um ônibus (6,50€ ida e volta) até Giverny.
      Abraços.

  9. Carla Bueno disse:

    Opa Aurea, obrigada pela resposta vou fazer assim então, fiquei feliz, dois passeios num dia. Beijos.

  10. Ana Cristina M. Ribeiro Carthery disse:

    Olá!
    Estarei em Paris de 24/03 a 01/04. Será que consigo ir a Casa de Monet? Valerá a pena por conta do clima e falta de flores ainda?
    Obrigada

  11. Carla Bueno disse:

    Desculpem sempre começo com risos pois encho o saco de vcs.

  12. Aurea Costa disse:

    Carla Bueno,
    Fiz esse passeio assim: Comprei passagem Paris/Vernon/Rouen. Fomos as 8hs, descemos em Vernon onde pegamos o onibus para Giverny. Preste atenção ao horario de volta do onibus de Giverny para Vernon. Continuamos de trem ate Rouen e a noite pegamos o trem de volta direto para Paris. Deu na medida e aproveitamos bastante. Depende do tempo que se dispõe.

  13. Carla Bueno disse:

    Olá Meninos,

    Boa tarde, duas perguntas, rsrsrs quero muito ir a Giverny, pelo que eu entendi o trem que pegamos vai para Rouen, que tb já li o post da Lina falando que é linda, minha pergunta é: em uma manhã pegando o trem das 7:53h de Paris para Rouen eu solto em Vernon e consigo fazer os Jardins e casa de Monet pela manhã e depois ir dar um pulo até Rouen para conhecer, retornando a Paris no último trem???? Ou ficará muito apertado???

  14. Fernanda Valoto disse:

    Gostaria de parabenizar pelo site e agradecer pelas ótimas dicas que sempre são colocadas! Irei a Paris/França pela primeira vez em Maio e tenho sido leitora assídua do site.

  15. SANDRA CHOI MARCHESANO disse:

    Lina, é isso mesmo que entendi? Estarei em Paris do dia 13/02 até 20/02. Está fechado nesse período??

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sandra, a casa e os jardins de Monet só estão abertos ao público do dia 29 de março ao dia 1° de novembro. No inverno tudo morre.
      Abraços.

  16. Andréa disse:

    Rodrigo, muito obrigada. Vou ver como faço. Se consigo ir nos dois, um em cada dia, ou se tenho que escolher um deles. :(
    Um abraço

  17. Andréa disse:

    Oi Lina,
    Estou aqui com teu guia na mão e montando meu roteiro de 9 dias em Paris a partir do teu Guia. É minha primeira vez em Paris e estou com uma (e muitas outras, rs) dúvidas: achas viável visitar Versailles e Giverny num mesmo dia (bate e volta de carro?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Andréa, possível é, porém não seria agradável. Vocês não aproveitariam o bastante e teriam que visitar os locais apressadamente.
      Abraços.

  18. Dakir L Duarte disse:

    ADOREI GIVERNI. ME SENTÍ MAIS PERTO DESTE MESTRE DO IMPRESSIONISMO. É INTERESSANTE OBSERVAR QUE PASSAM-SE DÉCADAS E OS JARDINS CONSERVAM-SE APARENTEMENTE IMUTÁVEIS. VALE A PELA UM PASSEIO. EU ALUGUEI UM CARRO E VISITEI GIVERNI, BEM COMO OUTROS PONTOS TURÍSTICOS IMPORTANTES, NO TRAJETO PARA A NORMANDIA.

  19. Cecília Freire disse:

    Oi Lina! Parabéns pelo Blog. Estou montando todo o meu roteiro basicamente em cima de suas dicas! Obrigada!! Gostaria de saber se é possível comprar a passagem para Vernon em outra estação. Estarei hospedada em La Defense… Grata!

  20. Paula S disse:

    Oi Lina,
    Obrigada pelo breve retorno. Estou mudando meu nome de post para Paula S. É pq vi meu nome no ranking dos pitaqueiros e tenho certeza que o mério é de outra Paula… rs.
    Bem, como te falei em outro post, ficarei 7 dias inteiros em Paris (sem contar o dia da chegada e o dia de embora). Quero te passar minha idéia de distribuição de dias para que vc opine se é factível ou não. Minha idéia é a seguinte: cumprir os 5 roteiros do pdf em 5 dias, 1 dia para Versailles e mais um dia que estou em dúvida entre fazer Giverny + Rouen ou apenas Giverny.
    Nesse sentido, gostaria que vc me desse uma opinião se é factível cumprir essa rotina e se posso deixar para decidir a situação de Giverny e/ou Rouen em Paris, ou seja, deixar para comprar passagens apenas em Paris…

    • Lina disse:

      Paula S
      Seu roteiro é correto e possível. Talvez chegue no final dele cansada mas feliz.
      E no final, você decide se vai ou não a Giverny. Pode comprar passagem na hora.

  21. Paula disse:

    Oi Lina,
    Estarei entre 29.8 e 05.09 em Paris. Creio que os jardins de Monet ainda estejam floridos, certo?
    Estou organizando minha viagem pelo seu guia pdf. Gostaria de saber, só para me organizar, se para o passeio a Giverny devo dedicar 1 dia inteiro.
    Além disso, qual horário vc sugere para que saiamos de Paris (estou próxima às Estações Falguiere e Montparnasse-benvenue)?
    Obrigada.

    • Lina disse:

      Paula
      a Fundação Monet ainda estará aberta e florida nesta época.
      O passeio pede 4 horas com trajeto incluido.
      Saia do hotel em torno das 8 para chegar em Giverny às 9. A fundação abre às 9.30h. Como ainda pega o ônibus entre Vernon e Giverny…

  22. [...] O Vale du Loire é uma região conhecida pelos castelos (ou châteaux, que são mais pra palácios, mas enfim), alguns bem famosos, como o Chenonceau, o Chambord, o Amboise e o Villandry. Visitei dois deles: o Chenonceau, que tem quartos montados e um jardim bem cuidado, com direito a mini labirinto, e o Amboise. Chenonceau parece castelo de contos de fada(é esse da foto!), com fosso e tudo, e flores espalhadas pelos cômodos. Já Amboise é mais simples, não tem os ambientes montados, mas tem uma capela externa que guarda nada menos do que a tumba de Leonardo da Vinci! O entorno do castelo é mais legal do que ele, na verdade: alguns restaurantes bonitinhos e mais pra frente, a casa de Leonardo da Vinci (o Château du Clos Lucé), que tem um jardim enorme onde estão expostas reproduções de suas invenções, a maioria interativa. É um playground de adulto depois do vinho do almoço, hahaha, me diverti. Pra chegar no Vale du Loire recomendo contratar os serviços de alguma agência ou alugar um carro, as distâncias são consideráveis… Aqui a Lina fala mais sobre como chegar. [...]

  23. Claudia disse:

    Sonia Ferrari, Adoraria ver sua programação, pois vou com minhas filhas de 9 e 5 anos! Ainda estou traçando a nossa. Por favor, publique-a aqui.

  24. Sonia Ferrari disse:

    Ola!não conhecia seu blog.mto bom.devo ir aParis com minha filha e netos de 5 e 7 anos.Fiz uma programação infantil para 10 dias mto boa .conheço bem Paris. Quem se interessar dou as dicas vou em julho

    • Lina disse:

      Sonia Ferrari
      Seria interessante se você publicasse a sua programação. Outros leitores poderiam aproveitar. Mas o ideal é publicar nos artigos da categoria Passear, sub categoria: Programas para crianças.

  25. samara disse:

    amei estas pinturas!!!

  26. Edila Emilia Miranda Porto de Oliveira disse:

    Gosto imensamente de Paris,adorei as dicas e principalmentepq constatei que mto coisa indicada eu conheço,ja estive três vezes, numa das quais passei 10 dias hospedada num apto na Ille St Louis ,parabéns,brevemente espero voltar e aí procurarei contacto.

  27. Carla disse:

    E qual o valor do bilhete de entrada no jardim? Tem algum site oficial do jardim? Obrigada
    scmachado18@gmail.com

  28. Evelin Arbocese disse:

    Estive em abril nos Jardins de Monet, simplesmente maravilhosos. Agora consigo enteder a paixão de Monet pelos jardins devsua casa. A casa dele e linda tambem muito aconchegante. Recomendo!

  29. Ana Carolina Vieira disse:

    Lina, primeiramente parabéns pelo blog!
    Estou indo para Paris este mês e como ficaremos poucos dias na cidade o pessoal não está dando prioridade à conhecer Giverny. Porém, sempre foi um sonho meu conhecer, ainda mais nesta época. Já estive por 15 dias em Paris, mas era inverno, e não tive a oportunidade de conhecer a casa e o jardim de Monet.
    Minha dúvida é a seguinte, vc acha que vale a pena fazer este passeio sozinha, mesmo sem falar francês?? Confesso que estou um pouco insegura.
    Desde já te agradeço!!

  30. Raísa disse:

    Olá Lina, que máximo essa sua página e seus comentários. Obrigada por compartilhar dicas tão valiosas.

    Em Junho estarei indo para Paris com meu namorado e meu sonho é conhecer Giverny. Gostaríamos de saber se alugarmos uma bicicleta na estação tem aonde guardá-la em todos os lugares.

    Muito obrigada!
    beijos
    Raísa

    • Lina disse:

      Raísa
      Encontrará sempre um poste ou árvore onde amarrá-la. Risos. Tenho certeza que existem soluções senão eles não ofereceriam o serviço.

  31. Laura disse:

    Olá Lina!
    Estarei hospedada na rue Danton, em Saint Germain.
    Qual a forma mais fácil de chegar a estação Gare Saint Lazare?
    Taxi??
    Obrigada!
    Laura

  32. Fernanda disse:

    Ola,
    Tudo bom? Estarei indo a Paris no proximo sabado.
    Iremos eu, marido e dois filhos de 5 e 8 anos e ficaremos somente 3 dias.
    Eu e meu marido já conhecemos Paris, mas será a primeira vez com as crianças….
    Meu filho mais velho estuda artes no colégio e conhece Monet, Van Gogh, Leonardo da Vinci entre outros artistas… Ele está super empolgado para ir ver os quadros nos museus…. Minha mais nova ainda nao entende muito… Mas vai acompanhar!!!
    Minha dúvida… Temos muito pouco tempo…. Vale a pena irmos para Giverny? Vamos embora de Paris no dia 1/5, as 15:45 hrs (vamos para Florença).
    Minha idéia é aproveitar que dia 1/5 muita coisa fecha em Paris e ir fazer um passeio em Giverny, indo direto para o aeroporto depois…
    Vc acha q o tempo é suficiente? Acha q vale a pena?
    Se não for para la, o q vc sugere fazer na manha do dia 1/5?
    Minha idéia é fazer uma programação para as crianças….
    No primeiro dia iremos à Torre (chegamos no hotel por volta das 17 hrs), depois passear pela Champs Elisee (subir no Arco?)
    No dia seguinte, Louvre (bem rapido e direto nos pontos chaves) e passear pelos parques (Jardin de Luxemburgo, Jardin d´Acclimation, Jardin de Plantes). Será uma segunda, então muitos museus estarão fechados. Iremos tb para Notre Dame (já coloquei as crianças para ver o desenho do corcunda)
    Na terça iremos no D’ Orsay (tb diretamente nos quadros e artistas que o Be conhece) e depois iremos passar o dia em La Villete.
    E a quarta será o dia 1/5.. Que estou na dúvida sobre o que fazer…

    Vi que os dias estão super longos (está escurecendo tarde) …. Entao pretendo aproveitá-los ao maximo (rsrs). Meus filhos estão super acostumados com o meu ritmo maraturismo…

    Beijos e obrigada

  33. Lina disse:

    Livia
    Basta ter um carrinho de bebê. Ele pode entrar em todos os meios de transporte.
    Se não puder ir de carro com chover, vá de trem até Vernon e em seguida pegue o ônibus para Giverny. Como explicado no artigo.
    O carrinho é importante.

  34. Lina disse:

    Ana Paula
    Os jardins abrem todos os dias.
    Pegue metro em Monge e desça na Opera. Lá pegue linha 3 até Gare Saint Lazare.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.