Mais um infográfico da nossa série, dessa vez apresentando o queridíssimo Museu d’Orsay, o templo do movimento Impressionista em Paris e na França.

museu orsay paris

Museu Orsay, o templo do Impressionismo em Paris. Foto: Jean-Philippe Fourier no Pixabay

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

O Impressionismo

Apesar de acolher obras de vários movimentos artísticos, realizadas de 1848 a 1916, as grandes estrelas do Museu Orsay são as obras impressionistas.

Criado no verão de 1869, o Impressionismo foi um movimento de negação das regras do bom gosto e do que poderia ser considerado arte segundo a Academia Real de Pintura e Escultura da França.

Contrariando as regras da Academia, os quadros pintados pelos impressionistas eram de pequeno formato, com pinceladas visíveis, temas banais do dia a dia e um aspecto final que mais parecia um esboço do que um quadro finalizado. Além disso eles pintavam ao ar livre e não fechados em seus ateliês.

As primeiras exposições impressionistas foram execradas pelo público e pela crítica mas, já no final do movimento, em meados dos anos 1880, alguns de seus artistas (Renoir, Monet, Pissarro) já eram famosos e reconhecidos e suas obras super cobiçadas.

Hoje em dia o Impressionismo é um dos movimentos artísticos que mais agrada ao público (principalmente brasileiros e estadunidenses) e suas obras valem fortunas.

 


Não esqueça do SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Museu d’Orsay: o infográfico

 

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

O que ver no Museu d’Orsay

A galeria dos impressionistas no Museu Orsay ocupa todo o 5° andar do prédio.

Lá você verá obras-primas da história da arte mundial como o ‘Almoço sobre a relva’ de Manet; o ‘Baile do Moulin de la Gallette’, de Renoir; a série da catedral de Rouen, de Monet; entre centenas de outras. Se você tem pouco tempo, vá direto para essa sala.

Mas o ideal é fazer todo o percurso cronológico, de maneira a entender e visualizar a passagem da arte acadêmica para a arte moderna até chegar ao movimento Impressionista.

No Museu d’Orsay, tudo está exposto de forma didática, além disso, o museu é relativamente pequeno.

À direta, no grande hall principal, encontram-se as obras acadêmicas. Aquelas que seguiam à risca as regras da Academia Real citada acima: telas de grande porte, temas da mitologia Grega, o nu idealizado, olhares contemplativos, a pele lisa e perfeita, pinceladas “invisíveis”. O belíssimo quadro de Ingres ‘La Source’ representa essa erudição ligada à antiguidade.

Já do lado esquerdo do museu, encontram-se as obras que começavam a fugir do rigor acadêmico e não agradavam nem ao grande público nem à crítica especializada. Nas telas eram retratados assuntos comuns, como a realidade do campo ou as dançarinas e prostitutas dos cabarés parisienses.

Todo essa evolução conceitual e ruptura com o passado culmina no 5° andar do museu, na galeria dos impressionistas.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

Arquitetura do Museu d’Orsay

Apesar de conter tantas preciosidades da história da arte, o Museu d’Orsay é, em si mesmo, uma preciosidade.

Na origem, o prédio abrigava uma estação de trem e um hotel. Sua arquitetura, rebuscada e barroca, reflete a riqueza e opulência da virada do século 19 para o 20. O museu mesmo só foi inaugurado em 1986.

Subam até o terraço de observação que fica no fundo do hall principal e apreciem os detalhes da estrutura metálica do teto e o grande relógio dourado.

Passem pelo restaurante do museu (onde funcionava a sala de refeições do antigo hotel), um salão à la Versailles, e pelo antigo salão de bailes onde, ainda hoje, o museu promove bailes de época (leia aqui).

Nosso orgulho nacional é o Café Campana, projetado pela dupla de designers brasileiros irmão Campana. O resultado final agradou tanto aos diretores do museu que o café acabou sendo renomeado em homenagem aos seus criadores.

Cafe Campana no Museu d'Orsay

Café Campana (© Musée d’Orsay / Sophie Boegly)

Ingresso para o Museu d’Orsay

Para evitar filas clique aqui e compre com antecedência seu ingresso para o Museu d’Orsay no site da Tiqets, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

Para continuar no clima do movimento Impressionista venha fazer com a gente o charmoso passeio de trem e bicicleta aos jardins e casa de Monet em Giverny. Clique aqui para saber todos os detalhes.

Visita guiada ao Museu Orsay com guia brasileiro

Uma forma excelente de conhecer o Museu Orsay e fazer uma visita guiada com a guia-conferencista brasileira Zildinha clique aqui e leia o relato de como é a visita guiada ao Museu d’Orsay.

Duração: 2h30

Dias de visita: preferencialmente às terças-feiras.

Valor: 90€ por pessoa. Criança até 7 anos: 65€. Esse valor inclui o ingresso para o museu.

Para fazer sua reserva: envie email para visiteparisape@gmail.com

Agendar uma visita guiada com crianças é uma ótima forma de ensinar os pequenos a gostar dos museus. Leia esse artigo escrito por um dos clientes mirins da Zildinha.

Informações práticas

Site oficial: musee-orsay.fr

Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007 Paris

Como chegar: metrô linha 12, estação Solférino

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, de 9h30 as 18h; quintas, de 9h30 as 21h45. Fechado às segundas, 1º de maio e 25 de dezembro.

Telefone: +33 1 40 49 48 14

Infográficos Conexão Paris

Veja todos os nossos infográficos sobre Paris — eles te ajudarão a planejar sua viagem! Clique aqui.

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris