Os Estados Unidos, aos poucos, proibem a importação dos queijos franceses. O roquefort, o brie de Meaux, o camembert da Normandia já estão proibidos e agora chegou a vez da mimolette. O parecer foi publicado nos seguintes termos: composto de uma substância asquerosa, podre ou decomposta, esta comida inadaptada não é mais bem vinda e não será mais aceita pela a alfândega.
Escócia, Austrália, Canadá e 22 estados americanos proibem o leite cru e seus derivados (queijos). Estes produtos são mal vistos por causa do risco bacteriano.
Alemanha, Áustria, Reino Unido, Itália, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Luxembourg, Holanda, Polonha, República Tcheca, Suécia proibem a alimentação forçada dos animais, proibindo assim o foie gras e a sua importação.
Até quando a França vai resistir à padronização das normas de higiene, padronização da relação homem e animal? Até quando ela poderá manter sua gastronomia e suas receitas ancestrais?
Defendo aqui os deliciosos queijos franceses fabricados amorosamente por pequenos produtores à partir de leite cru. Nada a ver com os queijos industriais que podemos comprar nos supermercados franceses e em lojas de produtos importados mundo afora.
Quanto ao foie gras, uma experiência mudou a minha visão do problema. Passei alguns dias na casa de campo de amigos e cheguei, por acaso, no fim de semana em que eles deveriam iniciar uma nova experiência, a gavage de alguns patos. Grandes gourmets, por curiosidade decidiram fabricar o próprio foie gras. Foi assim que eles vivenciaram, e eu também, a violência da alimentação forçada. Em poucos dias abandonaram o projeto e também o consumo deste ( delicioso, isto não podemos negar ) produto.
Caros, comprem suas passagens e descubram rápido um mundo que está prestes a desaparecer.
28 Comentários
Carine Schumacher
E então.. acabou??
AEP
Com o devido respeito ao nobres queijos franceses que eu adoro e reverencio… Mas nenhum deles (eu eu já provei quase uma centena) chegam minimamente aos pés de um queijo Canastra bem feito. Já o foie, me penitencio e confesso que é demais!!!
Maurício Christovão
Foie gras? Non, merci!!! Fromage? Oui, oui,oui!!! Mesmo os mais fedorentos…
Quanto às bactérias, nada como um sanduíche de pernil, daqueles que ficam expostos dias e dias no balcão dos bares aqui no Patropi. Feito em casa, esse sanduíche não tem o mesmo sabor. Devem ser as bactérias que o fazem tão especial…
Os americanos perderam o rumo faz tempo.