Os Estados Unidos, aos poucos, proibem a importação dos queijos franceses. O roquefort, o brie de Meaux, o camembert da Normandia já estão proibidos e agora chegou a vez da mimolette. O parecer foi publicado nos seguintes termos: composto de uma substância asquerosa, podre ou decomposta, esta comida inadaptada não é mais bem vinda e não será mais aceita pela a alfândega.
Escócia, Austrália, Canadá e 22 estados americanos proibem o leite cru e seus derivados (queijos). Estes produtos são mal vistos por causa do risco bacteriano.
Alemanha, Áustria, Reino Unido, Itália, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Luxembourg, Holanda, Polonha, República Tcheca, Suécia proibem a alimentação forçada dos animais, proibindo assim o foie gras e a sua importação.
Até quando a França vai resistir à padronização das normas de higiene, padronização da relação homem e animal? Até quando ela poderá manter sua gastronomia e suas receitas ancestrais?
Defendo aqui os deliciosos queijos franceses fabricados amorosamente por pequenos produtores à partir de leite cru. Nada a ver com os queijos industriais que podemos comprar nos supermercados franceses e em lojas de produtos importados mundo afora.
Quanto ao foie gras, uma experiência mudou a minha visão do problema. Passei alguns dias na casa de campo de amigos e cheguei, por acaso, no fim de semana em que eles deveriam iniciar uma nova experiência, a gavage de alguns patos. Grandes gourmets, por curiosidade decidiram fabricar o próprio foie gras. Foi assim que eles vivenciaram, e eu também, a violência da alimentação forçada. Em poucos dias abandonaram o projeto e também o consumo deste ( delicioso, isto não podemos negar ) produto.
Caros, comprem suas passagens e descubram rápido um mundo que está prestes a desaparecer.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
28 Comentários
Carine Schumacher
E então.. acabou??
AEP
Com o devido respeito ao nobres queijos franceses que eu adoro e reverencio… Mas nenhum deles (eu eu já provei quase uma centena) chegam minimamente aos pés de um queijo Canastra bem feito. Já o foie, me penitencio e confesso que é demais!!!
Maurício Christovão
Foie gras? Non, merci!!! Fromage? Oui, oui,oui!!! Mesmo os mais fedorentos…
Quanto às bactérias, nada como um sanduíche de pernil, daqueles que ficam expostos dias e dias no balcão dos bares aqui no Patropi. Feito em casa, esse sanduíche não tem o mesmo sabor. Devem ser as bactérias que o fazem tão especial…
Os americanos perderam o rumo faz tempo.
Tânia Ziert Baião
Defenderei até a morte o valor de produtos feitos artesanalmente e da maneira tradicional. Vamos combinar que queijo pasteurizado não tem gosto nenhum. As excessivas regras de higiene acabam nos tornando seres sem nenhuma resposta natural ás infecções.
Regina Vasconcelos
Difícil esse assunto, adoro os queijos franceses, nada no Brasil é comparável, e amo foie gras também. Não sei quais animais sofrem mais ou menos , muitos são alimentos diários do ser humano.
Não pretendo virar vegetariana. Não creio que a França vá deixar de sua gastronomia de lado, a não exportação poderá afetar os produtores…
Eddie
Realmente, o sofrimento a que são submetidos os alfaces, os espinafres e as frutas arrancadas do pé só se assemelha ao que sofrem os patos e gansos. É muita crueldade para com os vegetais e seu SNC.
Paulo R. Filomeno
Quaisquer queijos que a alfândega dos EUA rejeite, podem enviar para minha casa. Serão muito bem vindos. Mas dispenso o foie gras.
Sophia
Acabei de me lembrar de uma situação curiosa. Marido adora embutidos e carnes curadas e ficou com vontade de comer um prosaico presunto cozido. Fui comprar jambon blanc no açougue em frente ao apto onde estávamos hospedados no 7ème. O açougueiro me disse que tinha dois tipos, sendo um deles mais artesanal. Perguntei qual era a sua recomendação, já imaginando que ele ia sugerir o mais artesanal. Ele me fez 3 perguntas: é para crianças pequenas? é para idosos? é para mulheres grávidas? Respondi negativamente. Ele então me apontou o mais artesanal.
Tudo o que comemos têm microorganismos potencialmente do mal. Mas, se não estamos imunodeprimidos, nosso corpo tem total condição de lidar com os possíveis agressores. E as moléculas de puro prazer… ah, com essas nos deleitamos!
Tenho pânico de comida asséptica.