A nossa colaboradora Kátia Becho, em artigo passado sobre as “legítimas Havaianas”, disse que ao dobrar uma esquina em Paris ela encontrou o Brasil.
Aconteceu o mesmo com Samuel de Oliveira.
Meu marido conta para todos os amigos, e isso faz sempre um grande sucesso, que quando me conheceu ousei dizer que Santos Dumont é o “pai da aviação”. Mais tarde descobri que meu marido não é o único nesta gozação. Encontro sempre comentários humorísticos, em sites ingleses ou franceses, sobre o fato dos brasileiros terem transformado Santos Dumont em inventor do avião.
E não é que Samuel, ao dobrar uma esquina em Paris, deu de cara com esta placa comemorativa. Ele não me disse o endereço, mas acho que se trata do número 9 da rua Washington, onde Santos Dumont, o pai da aviação, pousou seu dirigível.
Atualização:
Carolina Soeiro enviou esta foto. Deve ser o mesmo imóvel e ele se encontra na avenida Champs Elysées. Pensar que nosso Santos Dumont desceu com seu dirigível nesta avenida!
88 Comentários
Inácio Valente
Fiquei muito impressionado e grato com os comentários. Muito obrigado a todos! abraços
julia
Santos Dumont aterrisou seu balão dirigivel n°9 que usava como transporte, e não um avião como diz no texto.
Rodrigo Lavalle
julia, obrigado pela correção.
CASANOVA-RJ
REF, POSSÍVEL RECONHECIMENTO DO FEITO DE SANTOS DUMONT.
AFINAL, SANTOS DUMONT FOI OU NÃO FOI RECONHECIDO PELO EX-PRESIDENTE CLINTON DOS EUA COMO O VERDADEIRO INVENTOR DO AVIÃO ? OU ESSE RECONHECIMENTO É UM CASO PERDIDO PARA NÓS BRASILEIROS ? QUEM PUDER ME TIRAR ESSA DÚVIDA, EU AGRADEÇO IMENSAMENTE !
B.CASANOVA-RJ
06/02/2015
Edna Alves
Passei pela Champs Elysées há duas semanas, pela primeira vez. Fiquei orgulhosa em ver a placa.
Mistugui
Boa tarde a todos!!!
Santos Dumont tb. residiu no Elysee Palace Hotel. Alguem sabe se esse Hotel ainda existe?
Acabei de ler “Asas da Loucura” de Paul Hoffman. Narra sobre a vida de Santos Dumont. Imperdivel!
Dirceu
Beth, pode inserir o link abaixo no seu navegador que também possui imagens do museu de Cabangu.
Abs.
http://www.google.com.br/search?q=museu+de+cabangu&hl=pt-BR&biw=1262&bih=573&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=-INYTpr2GMuCtgfRuKCkDA&ved=0CDAQsAQ
Dirceu
Beth,
Quando Alberto Santos Dumont, nasceu a cidade realmente se chamava Palmyra e depois passou a se chamar Santos Dumont. Porém o local onde ele nasceu (distrito) se chama Cabangú. Vou Postar as fotos Ok.
Enaldo
Em 1997 o presidente Bill Clinton reconheceu oficialmente Santos Dumont como inventor do avião, e não os irmãos Wright, cujo “avião” não decolava pelos próprios méritos. Não é bairrismo nosso.
Madá
Mauricio, se vc nao conhece, sugiro uma visita ao Arts et Metiers tem muita maquete e historias legais sobre materiais, contrução, mecanica, transportes, etc.
Maurício Christovão
Lina: Não sei não. Até acredito que os aparelhos de Adler saíram do chão, mas as fotos e desenhos que vi são tão estranhos que duvido que pudessem manter um vôo estável por algum tempo. Em tempo: Não é a minha especialidade, pois sou engenheiro civil, e não aeronáutico, e espera-se que as coisas que construo permaneçam firmemente presas ao solo…