O leitor Nick Fraines me enviou fotos de um jardim situado na Gare Montparnasse. Intrigada com o aspecto tropical deste jardim o qual eu não conhecia, fiz uma pequena pesquisa.
Fiquei sabendo que a construção desta estação ferroviária, aliás a única estação de Paris construída no século XX, fez parte de um grande projeto imobiliário dos anos 60 que incluiu também a torre Montparnasse e um jardim chamado Jardin Atlantique. A proposta do paisagista para este jardim foi de reproduzir a vegetação das duas faces do Atlântico, ou melhor, dos continentes americanos, europeus e africano. Por isto estes bambus e este ar de jardim brasileiro.
O Jardin Atlantique foi construído em cima de uma imensa plataforma de concreto de 3,5 hectares. Ele é, na realidade, uma solução sonora e estética. Por um lado ele protege os habitantes do bairro do barulho dos trens e, por outro, ele esconde as vias férreas.
10 Comentários
regina
Estive hoje em La Defense, se tiverem oportunidade nao deixem de visitar E uma outra Paris. Fiquei deslumbrada com a Esplanada e o Arche
Helena Bäuerlein
Pensei que vc estivesse morando fora. Vc sumiu …
Vejo sua irmã às vezes.
Bjk
Nick
Oi Helena, meus fones e end. continuam os mesmos…..
Beijos
Sueli OVB
Jorge
Realmente a Promenade Plantée é uma graça. Nós a percorremos esse ano, eu e o seu xará, mas não em toda sua extensão. Ela já estava em meus planos há algum tempo, mas nunca sobrava tempo. Como esse ano foi atípico, fizemos coisas inusitadas e fora do circuito tradicional, demos uma chegadinha até lá; fizemos a ida por cima e voltamos por baixo, vendo as lojas do Viaduc des Arts.
Foi uma nova Paris que se abriu a nossos olhos. Sem contar que ainda restam uns parques que não conhecemos.
Assim, vamos saindo de turistas para viajantes.
Helena Bäuerlein
Nick,
Vc mora em Paris ?
Quero muito te ver, colocar o papo em dia.
Estarei aí na próxima semana.
Mande seu email, por favor.
Bjo,
Helena
Obs. Mais uma utilidade do Blog Bombril : encontrar velhos amigos. Que gostoso !
Nick
Descobri esse jardim meio que por acaso, ao lado da plataforma de embarque da Gare Montparnasse tem uma escada meio discreta, e lá em cima uma agradável surpresa, vale a pena conhecer esse local.
P.S.: sim Helena, sou eu….
Beijos
jorge fortunato
Paris e suas surpresas. Já tinha visto este jardim do alto da torre, mas nunca visitei. Taí é algo legal pra fazer.
Por falar em lugares fora do circuito, vocês conhecem la Promenade Plantée? É um jardim suspenso, uma longa caminhada que começa próximo da Bastille e vai até o Bois de Vincennes. Um tênis confortável, água e bom passeio!
Detalhe: na primavera muitas rosas, lavanda…
Helena Bäuerlein
Será que o Nick Fraines, é de Sorocaba e trabalha com Moda ?
Se for, um beijo enorme , Nick. Tou com saudades !
Helena
Cláudia Oiticica
Apesar de nunca ter ido lá, já tinha lido sobre esse jardim num livro que tenho ” Paris Méconnu” que aborda vários passeios por lugares que estão fora do circuito mais conhecido. Fica difícil conhecer tudo, mas tem algumas coisas que estão perto do nosso caminho e tendo essas informações, com um pequeno desvio, dá para descobrir algumas particularidades de Paris, o que acho ótimo.
Marcello Brito
Segundo li em algum canto o nome atlantique deriva do fato da gare receber quando foi construida os passageiros vindo dos desembarques dos transatlanticos na normandia e bretanha.