O leitor Nick Fraines me enviou fotos de um jardim situado na Gare Montparnasse. Intrigada com o aspecto tropical deste jardim o qual eu não conhecia, fiz uma pequena pesquisa.
Fiquei sabendo que a construção desta estação ferroviária, aliás a única estação de Paris construída no século XX, fez parte de um grande projeto imobiliário dos anos 60 que incluiu também a torre Montparnasse e um jardim chamado Jardin Atlantique. A proposta do paisagista para este jardim foi de reproduzir a vegetação das duas faces do Atlântico, ou melhor, dos continentes americanos, europeus e africano. Por isto estes bambus e este ar de jardim brasileiro.
O Jardin Atlantique foi construído em cima de uma imensa plataforma de concreto de 3,5 hectares. Ele é, na realidade, uma solução sonora e estética. Por um lado ele protege os habitantes do bairro do barulho dos trens e, por outro, ele esconde as vias férreas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
regina
Estive hoje em La Defense, se tiverem oportunidade nao deixem de visitar E uma outra Paris. Fiquei deslumbrada com a Esplanada e o Arche
Helena Bäuerlein
Pensei que vc estivesse morando fora. Vc sumiu …
Vejo sua irmã às vezes.
Bjk
Nick
Oi Helena, meus fones e end. continuam os mesmos…..
Beijos
Sueli OVB
Jorge
Realmente a Promenade Plantée é uma graça. Nós a percorremos esse ano, eu e o seu xará, mas não em toda sua extensão. Ela já estava em meus planos há algum tempo, mas nunca sobrava tempo. Como esse ano foi atípico, fizemos coisas inusitadas e fora do circuito tradicional, demos uma chegadinha até lá; fizemos a ida por cima e voltamos por baixo, vendo as lojas do Viaduc des Arts.
Foi uma nova Paris que se abriu a nossos olhos. Sem contar que ainda restam uns parques que não conhecemos.
Assim, vamos saindo de turistas para viajantes.
Helena Bäuerlein
Nick,
Vc mora em Paris ?
Quero muito te ver, colocar o papo em dia.
Estarei aí na próxima semana.
Mande seu email, por favor.
Bjo,
Helena
Obs. Mais uma utilidade do Blog Bombril : encontrar velhos amigos. Que gostoso !
Nick
Descobri esse jardim meio que por acaso, ao lado da plataforma de embarque da Gare Montparnasse tem uma escada meio discreta, e lá em cima uma agradável surpresa, vale a pena conhecer esse local.
P.S.: sim Helena, sou eu….
Beijos
jorge fortunato
Paris e suas surpresas. Já tinha visto este jardim do alto da torre, mas nunca visitei. Taí é algo legal pra fazer.
Por falar em lugares fora do circuito, vocês conhecem la Promenade Plantée? É um jardim suspenso, uma longa caminhada que começa próximo da Bastille e vai até o Bois de Vincennes. Um tênis confortável, água e bom passeio!
Detalhe: na primavera muitas rosas, lavanda…
Helena Bäuerlein
Será que o Nick Fraines, é de Sorocaba e trabalha com Moda ?
Se for, um beijo enorme , Nick. Tou com saudades !
Helena
Cláudia Oiticica
Apesar de nunca ter ido lá, já tinha lido sobre esse jardim num livro que tenho ” Paris Méconnu” que aborda vários passeios por lugares que estão fora do circuito mais conhecido. Fica difícil conhecer tudo, mas tem algumas coisas que estão perto do nosso caminho e tendo essas informações, com um pequeno desvio, dá para descobrir algumas particularidades de Paris, o que acho ótimo.
Marcello Brito
Segundo li em algum canto o nome atlantique deriva do fato da gare receber quando foi construida os passageiros vindo dos desembarques dos transatlanticos na normandia e bretanha.